Sobreviver à primavera

A primavera chegou oficialmente!! O equinócio da primavera ocorreu esta terça dia 20 de março às 16h15 e vem lembrar-nos que os dias quentes estão a chegar. O que ao julgar pela meteorologia dos próximos dias nos leva a desconfiar…

Enquanto não chegam as flores, os campos verdes e o chilrear dos passarinhos, preparemo-nos para a temporada dos pólens e das alergias.

 

 

O nosso sistema imunitário reconhece o pólen como perigoso e liberta químicos que causam inflamação. E é nesta altura que sente comichão nos olhos e espirros.

Segundo os experts os níveis de pólen no ar são mais elevados ao meio dia e tendem a diminuir lentamente ao longo do dia. Se tem alguma actividade planeada ao ar livre, opte pelo final da tarde ou noite. Por outro lado, como o pólen facilmente fixa nas lentes de contacto, use óculos que também podem ajudar nos dias em que os níveis estão especialmente elevados.

 

 

Os especialistas aconselham também a não esperar pelos sintomas de alergia para tomar antihistaminico. Se tendencialmente sofre com a chegada da primavera, seria importante que tomasse antihistaminico pela manhã antes de sair de casa.

Para manter o ar da sua casa respirável ‘sem espirros’, mantenha as janelas fechadas. Mude também de roupa e lave o cabelo, assim que chegar a casa. Por outro lado, se tem animais de estimação, o melhor será dar-lhes banho mais frequente.

Também a alimentação deve ser adaptada à nova estação. Também a sua dieta pode ter impacto nas alergias. A primavera é altura do ano em que a dieta deve ser mais leve e composta por alimentos fresco e germinados. Evite os alimentos produtores de muco como os lácteos, liquidos extremamente frios e os alimentos processados.

 

Vogue.com

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

1 comment

Deixe um comentário