Esta é mais uma das descobertas que pode revolucionar a forma como acontece o envelhecimento. É uma promessa. Comprovada, que pode fazer a diferença.
Administrando nicotinamide riboside, uma forma de vitamina B3, em ratos velhos, os investigadores recuperaram a capacidade dos órgãos dos roedores velhos e prolongaram a sua vida. Este método tem elevado potencial para tratar um número de doenças degenerativas.
O nicotinamide riboside ( NR ), foi provado ser efectivo em dar um boost ao metabolismo.
Um artigo escrito por Hongbo Zhang, publicado na Science, descreve o efeito positivo do NR no funcionamento das células estaminais. E este efeito é descrito como reconstituinte.
Hongbo Zhang quis compreender como o processo de regeneração é deteriorado com a idade e, para isso usou vários marcadores, capazes de identificar a molécula que regula como a mitocondrea, organelo determinante para função vital das celulas, funciona e como muda com a idade.
Em condições normais, as células estaminais, tão dependentes do bom funcinamento da mitocondrea, reagem a sinais do corpo e regeneram os órgãos danificados produzindo novas células específicas.
Foi demonstrado que o ‘ cansaço ‘ destas celulas é a causa para uma regeneração pobre ou mesmo degeneração em certos tecidos ou órgãos.
Daí os investigadores quererem revitalizar estas celulas, nos músculos de ratos velhos. E fizeram-no, tendo como alvo moléculas que ajudam a mitocondrea a funcionar corretamente. Com a administração de nicotinamide riboside, precursor do NAD+, uma molécula importante para a actividade da mitocondrea.
Os resultados são promissores. A regeneração muscular é melhor em ratos que recebem NR e estes vivem mais do que os ratos que não recebem.
Retardar o envelhecimento dos órgãos e prolongar o tempo medio de vida, é o milagre que todos procuram! São boas noticias!
Imagens
http://modernlifereview.com/nicotinamide-riboside-anti-aging-scam/
http://today.mims.com/malaysia/topic/nicotinamide-riboside-shown-to-have-restorative-effects-on-stem-cells