Os seres humanos são atraídos uns pelos outros por variadas razões. Há quem dê grande ênfase ao poder das feromonas no processo de atração e interacção social.
Mas há um estudo, publicado no jornal PNAS, pela equipa de Silke Anders, professor de Neurociência Social e Afectiva, da Universidade de Lübeck, que mostra estarmos ‘ desenhados ‘ para pessoas que se ‘ compreendem ‘ emocionalmente. Quanto melhor é ‘ compreendido ‘ o estado emocional do outro, mais atraídos ficamos.
No estudo, cerca de 90 pessoas assistiram a videos de pessoas com diferentes expressões emocionais. Depois foram sujeitos a testes de avaliação comportamental, face aos videos a que assistiram, e à análise da actividade cerebral por Imagiologia.
As variações na atração interpessoal prevê-se estarem relacionadas com o sistema de recompensa do cérebro, que por sua vez ‘ sinalizou ‘ o quão bem o ‘ vocabulário neural ‘ dos participantes era adequado para descodificar o comportamento do outro.
Não será de todo novidade a importância dos processos neurológicos no sucesso das interacções sociais humanas, contudo não está claro como decorre este processo neuronal que atrai pessoas a outras, cujo estado mental conseguem facilmente ‘ compreender ‘.
Imagens
www.tumblr.com
soraia-faria-love.tumblr.com
cumprimentos qualquer dia gostava de ir aos estúdios de Carnaxide