Quando chegamos a uma fase da vida e o relógio biológico nos despertar para os prazeres da maternidade, como já sabemos a transformação do nosso corpo, a nível hormonal e físico é grande. Mas não só.
Também a nossa capacidade intelectual está mais desenvolvida após o parto.
Relatos de mulheres em fase pós-parto, demonstram que, a maternidade potenciou a sua capacidade cognitiva, intelectual, produtiva. Isto acontece com as mulheres mas, lógicamente, varia de mulher para mulher o modo como cada uma ‘ aproveita ‘ esta capacidade intelectual apurada nesta fase.
A análise de massa cinzenta de mulheres pós-parto, 2-4 semanas pós-parto e 3-4 meses pós- parto, mostrou que, durante este periodo, houve aumento do volume de massa cinzenta no córtex prefrontal, lobo parietal e áreas do mesencéfalo, como o hipotálamo, substância nigra e amígdala, associadas com a percepção positiva da mãe ao seu bebe. O que sugere que, os primeiros meses de maternidade no humano, são acompanhadas por mudanças estruturais em regiões do cérebro implicadas do comportamento e motivação maternal ( 1 ).
Se pensarmos no lado mais básico da existência humana, o lado animal, a explicação de tudo isto parece simples.
É certo que somos animais racionais, mas as nossas respostas metabólicas e bioquímicas, são tão básicas como as de uma leoa, uma zebra ou qualquer outro animal, que após o parto tem o sentido de audição, olfato, atenção, muito mais apurado, de modo a defender a cria e lhe dar o sustento necessário nos primeiros tempos de vida.
No ser humano, isto pode passar pelo desenvolvimento do pensamento cognitivo e intelectual. Por isso, se está nesta fase de graça, aproveite também para escrever, estudar, pintar… Enfim produzir. Fazer algo que intelectualmente lhe dê prazer e possa ser útil de futuro.
Agradecimento : Dra Renata Chaleira
Créditos:
https://www.psychologytoday.com/blog/finding-butterfly/201006/oxymoron-intelligent-people-use-less-their-brain
Referências:
( 1 ) Kim, Pilyoung; Leckman, James F.; Mayes, Linda C.; Feldman, Ruth; Wang, Xin; Swain, James E. The plasticity of human maternal brain: Longitudional changes on brain anatomy during the early postpartium period.