Receita da avó

Mesmo a tempo de vos desejar uma Páscoa doce, fui ao velho livro de receitas. É tempo de ir para a cozinha mimar a família e esta é a segunda ou terceira época do ano que o faço porque confesso que não amo cozinhar, mas amo mimar!

Como sempre faço o bolo de chocolate que já partilhei no blogue e que me pedem sempre. E a tradição cumpre-se.

Por aqui vem o compasso abençoar a casa com a cruz, temos a missa ao inicio da manhã e o almoço com pais e mana. Há melhor? Há sim… Quase me esqueci-a do filme ‘ Música no Coração ‘ on repet pela milésima vez.

Se ainda faltar um doce especial na vossa mesa, deixo-vos a minha sugestão… Pão de ló de Ovar.

A receita é feita somente com ovos (sobretudo gemas), açúcar e farinha e, depois de pronto, a massa do pão de ló mantém-se húmida, deixando transbordar o seu característico recheio de ovos-moles.

Ingredientes:  125 g de farinha; 18 gemas; 250 g de açúcar; 5 claras .

Ligue o forno a 180º C. Bata as gemas com as claras e o açúcar, durante alguns minutos, até obter um preparado espesso, com um volume largamente superior ao inicial. Adicione a farinha, previamente peneirada pelo menos duas vezes, e bata suavemente. Unte uma forma redonda (22 cm de diâmetro) e forre-a com papel vegetal.

Deite a massa na forma e leve o pão de ló a cozer durante cerca de 15 minutos. Deverá desligar o forno após o tempo de cozedura indicado e deixar a porta do forno aberta.

Retire o bolo somente quando o forno estiver frio. A superfície do bolo deve ficar húmida, parecendo mesmo que a massa não está totalmente cozida. No entanto, o processo é mesmo assim pois, desta forma, no dia seguinte, o pão de ló mantém a humidade característica, proporcionada pelo recheio de ovos moles.

Boa Páscoa!

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

Deixe um comentário