Sobreviver aos dias frios

O inverno está a chegar!

 

 

Está mesmo! Não é só uma frase marcante de ‘ Game of Thrones ‘. E vamos sentir a descida da temperatura já este fim de semana.

Os dias mais invernosos, influenciam o ânimo e o estado de espirito e há explicação cientifica.

Sentir-se mais sombrio no inverno não é tão pouco comum!

O transtorno afetivo sazonal (TAS) é uma depressão clínica provocada pela mudança das estações. Os estudos desenvolvidos até então, não oferecem ainda resultados conclusivos sobre este distúrbio, mas há uma série de teorias baseadas com a falta de luz solar que interferem com nossos ciclos do sono.

O médico inglês Cosmo Hallstrom, do Royal College of Psychiatrists, explica que isto pode estar relacionado com o “fenómeno natural da hibernação” ou seja a exposição à luz natural que se torna mais reduzida, assim como com a hormona melatonina.

Contudo, não é apenas o clima que afeta o seu humor… Melhorar o estilo de vida através de uma alimentação saudável e exercício também ajuda.

 

 

 

A alimentação saudável e o exercício físico, podem evitar  as doenças associadas aos meses de inverno! O especialista recomenda o consumo regular de frutas, vegetais, leite e iogurte – produtos lácteos contêm proteínas, vitaminas A e B12 e cálcio – o que ajudará a impulsionar o sistema imunológico.

Os ‘ legumes de inverno ‘ – cenoura, nabo etc – são perfeitos para assar, esmagar ou fazer sopa.

Aposte num pequeno almoço saudável com fibras e alimentos ricos em amido, como os cereais, assim como no exercício regular.

Para manter o “cansaço do inverno” à distância, o Serviço Nacional de Saúde sugere que aproveite “o ar livre à luz do dia, tanto quanto possível” e combata o stress com meditação.

 

Saiba mais aqui.

 

Imagem

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

Deixe um comentário