24 horas no Porto

Imagine que tem apenas um dia para conhecer o Porto, uma das cidades mais charmosas de Portugal e da Europa. O que pode fazer para aproveitar ao máximo o seu tempo? Que locais deve visitar? O que deve fazer primeiro?

Responder a estas questões pode ser complicado para qualquer pessoa que não conheça bem o Porto. Descubra tudo o que pode (e deve) fazer em apenas um dia na cidade do Porto!

 

 

Dicas Essenciais Para Visitar o Porto Num Dia

Visitar uma cidade em apenas 24 horas é muito empolgante, mas também requer um certo nível de planeamento. As seguintes dicas essenciais aplicam-se não só ao Porto como a qualquer outra cidade que deseje conhecer em apenas um dia.

 

  • Faça uma lista das coisas que quer ver: Por outras palavras, esteja minimamente preparado. Terá tempo limitado para conhecer a cidade do Porto, por isso deve aproveitá-lo ao máximo. 
  • Utilize transportes eficientes: No Porto, andar de metro é a maneira mais rápida de se deslocar no centro da cidade. Para viagens um pouco mais longas (Serralves, por exemplo), os autocarros são a opção mais acessível. Se viajar com mais uma ou duas pessoas, contudo, compensa viajar com uma aplicação de transportes.
  • Faça uma reserva para jantar: Se só passar um dia no Porto, só tem uma oportunidade para jantar no Porto. Por isso, é vital escolher o seu restaurante favorito antecipadamente e completar uma reserva, já que o mesmo pode estar lotado.
  • Guarde a sua bagagem em segurança: Para não ter que ir ao hotel deixar as malas (o que pode ser uma enorme perda de tempo), utilize serviços de bagagem no Porto para não andar carregado. Fazê-lo pode melhorar consideravelmente a sua experiência na cidade. 

Com a Bounce, é possível deixar a sua bagagem em vários pontos da cidade do Porto por apenas €5 por dia e com proteção até $10.000.

 

Porto: Itinerário de 24 Horas

 

Vamos ser sinceros: as suas 24 horas no Porto serão, na verdade, cerca de 16 horas. Escolhemos este número aparentemente arbitrário para garantir que trata bem da sua saúde e dorme, pelo menos, as 8 horas diárias recomendadas!

Com apenas 16 horas na agenda, planear antecipadamente o que fazer no Porto torna-se ainda mais importante. Para o ajudar, o nosso itinerário inclui não só clássicos do Porto como alguns locais e atividades menos conhecidos. Acima de tudo, é meramente sugestivo: não tenha receio de explorar outras opções e fazer o seu próprio itinerário.

 

Manhã (08:00 – 14:00)

O dia perfeito começa com o pequeno-almoço perfeito. Para sentir todo o esplendor das manhãs da Invicta, experimente sentar-se no icónico Majestic Café e comer uma torrada com uma meia de leite; para uma opção com mais proteína, recomendámos uns deliciosos ovos escalfados.

Já que está no Majestic Café, aproveite a brisa da manhã para ficar a conhecer a Rua de Santa Catarina, uma das mais movimentadas do Porto. Continua a sua caminhada pela zona da Batalha e siga para a parte mais baixa da cidade, junto à Estação de São Bento; se tiver fome ou sede pelo caminho, pare no Guindalense para aproveitar uma das melhores vistas da cidade.

Se a vista no Guindalense o impressionou, prepare-se para ficar ainda mais surpreendido. Mesmo junto à Estação de São Bento encontra-se a ponte pedonal de D. Luís I, uma dupla ponte com um acesso inferior e um acesso superior. O acesso superior tem uma vista magnífica e termina no Jardim do Morro, um dos jardins mais encantadores da área. É uma área extremamente turística, mas que mesmo assim vale a pena visitar. 

 

Tarde (14:00 – 20:00)

Precisa de digerir o almoço? Então, por que não dirigir-se ao Parque de Serralves, um pouco mais afastado do centro, para um passeio de início de tarde? O Parque de Serralves tem uma área de 18 hectares e é um dos espaços verdes mais bem conservados de Portugal. Os jardins são formais e, em alguns pontos, reminiscentes do luxo do Jardim de Versalhes. Dentro do Parque, pode encontrar ainda um dinâmico museu de arte contemporânea.

Se a cultura o inspira, então é altura de regressar ao centro do Porto e dar uma espreitadela nos monumentos mais icónicos da cidade. A Torre dos Clérigos é um clássico, e oferece-lhe uma vista incrível do centro da cidade (caso tenha coragem de subir mais de 200 degraus)! Já o Palácio da Bolsa, junto à Ribeira, é um exemplar raro de arquitetura de estilo mouro do século XIX em Portugal. 

 

Outros monumentos de visita praticamente obrigatória na Invicta incluem:

  • A Capela das Almas: Conhecida principalmente pela sua parede de azulejos tradicionais, ótimos para tirar uma fotografia;
  • O Palácio do Freixo: Recomendado para quem aprecia arquitetura barroca;
  • A Livraria Lello: Regularmente destacada como uma das livrarias mais bonitas do Porto, a Lello tornou-se conhecia internacionalmente devido à sua ligação à série de livros Harry Potter.

 

Depois de ver tantos monumentos, é provável que lhe apeteça beber algo fresco. O Pátio das Virtudes (por vezes apelidado Jardim das Virtudes) é um dos melhores sítios no Porto para beber uma cerveja ao final da tarde. Com mais uma vista panorâmica da Invicta, a área é frequentada por muitos jovens e turistas.

 

Noite (20:00 – 00:00)

Antes de voltar ao hotel para descansar, experimente uma ou mais das nossas atividades noturnas favoritas no Porto:

  • Dê um passeio pela zona da Ribeira;
  • Beba um cocktail exclusivo no bar Torto;
  • Aproveite a movida noturna da cidade nas Galerias de Paris;
  • Atravesse a Ponte D. Luís I e fique a conhecer a outra margem do rio, em Vila Nova de Gaia.

Se estiver à procura de uma experiência um pouco diferente, considere ver um concerto ou dançar ao som de um DJ num dos pontos noturnos mais conhecidos do Porto. Bares como o Passos Manuel, o Maus Hábitos, ou o Ferro têm uma programação cultural muito ativa.

 

Bom passeio!

 

Imagem de destaque Dora Brilho Pinterest .

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

Deixe um comentário