Supermulheres do século XXI

O tempo de férias é a altura perfeita para fazermos o balanço ao ritmo do dia-a-dia, das tarefas que cumprimos e da energia com que terminamos cada dia. Sabemos que somos supermulheres, capazes de multi tarefas ao longo do ano. E por vezes nem o periodo de sono é completamente descansado, verdade?

 

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Está comprovado que esta capacidade de multitasking compete nos especialmente. Nos mulheres temos esta capacidade especialmente apurada, mas que não nos deixa necessariamente mais produtivas ( como era visto há um anos atrás quando a habilidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo nos enaltecia como fundamental para ser profissional de sucesso do século 21 ). Hoje, se nos distraímos nesta correria somos empurradas sem perceber para um ponto de stress, sintomas de distúrbios do sono, dores musculares, de cabeça, alterações de humor, dificuldade de concentração, entre outros…

 

Enviar um whatsApp ao mesmo tempo que escreve um email pode parecer inofensivo, mas saiba que segundo os entendidos, essa combinação corriqueira pode diminuir o seu QI com um efeito semelhante, por exemplo, a perder uma noite de sono.

 

Um estudo recente, publicado no Journal Of Experimental Psychology revela ainda que a multitasking tem um efeito negativo, ao promover a libertação da hormona do cortisol, hormona libertada em resposta ao stress e adrenalina, que em momentos de stress é secretada e prepara o corpo para grandes esforços físicos, estimula o coração, eleva a tensão arterial, relaxa certos músculos contrai outros

 

 

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Quando duas tarefas são efectuadas ao mesmo tempo, activamos a mesma zona do cerebro que por sua vez activa ciruitos neurais diferentes, um de cada vez. Cada vez que somos desviados de uma actividade para outra, trabalhamos mais rapido, mas produzimos menos.

Nos dias de hoje, parar completamente de fazer duas ou mais coisas ao mesmo tempo é impossível, mas diminuir o ritmo em determinado instante, pode melhorar a produtividade e potenciar a saúde.

 

Nunca experimentei Meditação, mas estudos mostram também que a prática de exercicios neste sentido melhora o aspecto anatómico do cérebro… Neutraliza tensões, abranda os efeitos do stresse, apura as funções cerebrais, melhora a concentração e aumenta a produtividade.

Fica a sugestão.

 

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Imagens

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Iva Lamarão

Iva Lamarão

1 comment

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