Saúde intestinal reflete a sua saúde geral

Todos sabemos que a obesidade afeta cerca de 1/3 da população mundial e que o excesso de peso é o principal fator de risco de diversas doenças como a diabetes, o fígado gordo, doenças cardiovasculares, etc.

Aliás, sabiam que 75% dos fatores envolvidos nas patogéneses deste tipo de doenças são fatores ambientais? Para além do excesso de peso, dentro destes fatores temos o sedentarismo, o tabagismo, a incorreta alimentação, o consumo de álcool, entre outros.

Hoje em dia todos estes fatores têm vindo a ser relacionados com alterações das bactérias presentes no intestino e da permeabilidade intestinal, ou seja, da capacidade do intestino selecionar corretamente o que deve e o que não deve entrar no organismo. Por exemplo, uma simples alteração daquilo que come faz com que o intestino se adapte e uma má alimentação irá levar a que o intestino perca a capacidade de filtrar o que passa para o seu organismo.

O estudo da saúde do seu intestino, possível em clinicas especializadas, é hoje em dia uma estratégia de prevenção para diminuir os números enormes de incidência de obesidade, diabetes e muitas outras doenças.

Agradecimento

Fátima Martins, Laboratório MEDIR do centro doenças crónicas da FCM/UNL

Partilhar:
ac_admin

ac_admin

Deixe uma resposta