Saúde intestinal e a obesidade

Não é novidade a importância da saúde intestinal para a saúde geral do corpo… No inicio do blog uma amiga, Fátima Martins, do Laboratório MEDIR do centro doenças crónicas da FCM/UNL, escreveu um artigo sobre o tema para a curiosa.

 

 

healthy-body

 

 

Agora surgem novos dados da relação da saúde intestinal com a obsesidade. Indicando que a diversidade de bactérias presentes nos intestinos, pode estar diretamente relacionada com o nível de gordura de todo o organismo.

 

 

tumblr_oa6bdnvwjh1rnkcl2o1_500

 

 

No estudo, investigadores do King’s College de Londres, a análise fecal de 1313 indivíduos, levou a concluir que quanto menor a quantidade de bactérias mais gordura há no organismo… Posteriormente, a análise de mais 3666 indivíduos mostrou que muita gordura é altamente hereditária. Podendo ser algumas destas bactérias hereditadas dos pais.

Havendo uma clara ligação entre a diversidade de bactérias e os marcadores de obesidade e o risco de problemas cardiovascular.

 

 

7b6c26b4abcae148b177b722b938d6a2

 

 

É importante manter a diversidade microbiana para o melhor processamento dos alimentos e o combate de doenças. Estando aqui, o ponto base de novos estudos, para o melhor conhecimento desta ligação.

A longo prazo, espera-se que os cientistas consigam uma evolução para a saúde,  agindo diretamente no microbioma, a comunidade de microorganismos que colonizam diversas partes do organismo.

 

 

Imagens

jessicafortnerillustration.tumblr.com

kristyscottage.com

www.mybfw.com

 

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

Deixar uma resposta