Os mandamentos do envelhecimento

Os investigadores determinaram que o envelhecimento está relacionado com variados factores. Estas determinações permitem ter uma ideia do que é possível fazermos para abrandar o envelhecimento.

 

image

 

Todos temos amigos ou conhecidos, que nasceram no mesmo ano que nós mas parecem mais novos ( ou mais velhos )…

Desenganem-se se julgam que a maturação da pele está apenas relacionado com o factor tempo.

 

image

 

O estilo de vida, os hábitos que temos, os cuidados de saúde, são alguns dos factores que levam ao envelhecimento precoce. Segundo Daniel Belsky, professor na Duke University School of Medicine’s, e cujo estudo foi publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences, a grande maioria dos fatores que influenciam o envelhecimento, 80% não é genética e portanto está dentro do nosso controlo ( mesmo os 20% baseados no DNA são controláveis com os cuidados adequados ). E como julgamos não basta apenas colocar o creme diário anti-rugas ou desmaquilhar bem a pele. Atenção que é fundamental, mas a solução vem mais de fundo.

 

image

 

Avaliar o estilo e hábitos de vida do grupo de estudo para o investigador, é fundamental para afirmar o que é possível fazer para retardar este envelhecimento. Dados os 18 factores que os cientistas estudaram, estarem envolvidos os hábitos, como a dieta saudável com baixo em sal e gordura, manter o peso saudável, reduzir o stress, ter um forte sistema imunitário e praticar exercicio regular… Eu junto a estas, as horas de sono adequadas e a ingestao de água.

Como já sabemos não fumar, ou reduzir o consumo de tabaco pode também ter um papel fundamental.

 

Sabemos que o tempo é determinante de facto, mas quanto melhor envelhecermos e por sua vez, quantos mais cuidados de alimentação e menos stress tivermos, mais tempo viverão as nossas celulas. E mais jovens pareceremos por mais tempo.

 

 

image

 

 

Referências

 

http://www.pnas.org/

http://centerforaging.duke.edu/daniel-w-belsky-phd

http://sites.duke.edu/danbelsky/

 

 

Imagens

http://www.harpersbazaar.com/anti-aging/

 

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

1 comment

Deixar uma resposta