Os benefícios do Sal Rosa do Himalaia

Em quantidades adequadas, na medida certa às necessidades do organismo, o sal é de grande importância para a saúde. Os mitos associados e a ideia que temos, demonstram o contrário,  mas o que normalmente acontece é termos presente na nossa dieta, uma quantidade de sal acima das nossas necessidades fisiológicas, o que desencadeia os problemas de saúde associados… Já que com excesso de sal no nosso corpo, ocorrerá uma maior perda de água pelo organismo, de modo a excretar o cloreto, impedindo a sua toxicidade, o que leva ao aumento da pressão arterial, para equilibrar as perdas de água.

O consumo de sal é controlado pelo ‘ apetite por sal ‘, uma resposta inata e motivacional de comportamento, que leva o ser humano, ou outro animal,  a procurar e ingerir alimentos ricos em sal, não havendo distinção entre o apetite inato por sal, o sal necessário, e a preferência por sal. (1)

 

sal-rosa-do-himalaia-fino-pacote-de-100-g-275201-MLB20292199600_052015-F

 

Existe uma variedade de tipos de sal, mas neste artigo, destaco o sal rosa do Himalaia. Este é considerado o sal mais puro que existe na terra, ou seja, livre de toxinas e poluentes. Originário do Himalaia, é recolhido dos depósitos milenares de sal, onde há milhares de anos se acumulou pelo choque do mar com as montanhas. A cor rosa, deve se ao alto teor de minerais da sua composição, o que demonstra o seu grau de pureza e elevado valor nutritivo.

 

Himalaias

 

A pureza, leva a que o sal rosa do Himalaia, possa ser aproveitado de várias formas. Para uso culinário, tratamentos e terapias alternativas, e cosmética.

O alto teor de minerais, 89 ao todo, torna-o uma excelente fonte de nutrientes. Magnésio, cálcio, potássio, ferro, entre outros. Por outro lado, fornece um balanço de eletrólitos ao organismo, melhora a absorção de nutrientes, regula pH do corpo, melhora a condutividade, entre outras vantagens, quando consumido dentro dos valores adequados.

 

 

Referências:

(1) Kotchen Theodore A., D.M., Cowley Allen W., Jr., D.Ph., Frohlich Edward D., D.M., Salt in Health and Diesease – A Delicate Balance. N Engl J Med 2013; 368:1229-1237.

http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMra1212606

http://essentialnutrition.com.br/conteudos/saldohimalaia/

 

 

 

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

Deixar uma resposta