Os alimentos que controlam o envelhecimento do corpo

Podemos determinar o nosso aspecto físico com os cuidados de rotina diária, sobretudo com a alimentação certa. Comer os alimentos corretos, não só faz maravilhas pela sua cintura, pelo sistema imunitário e saúde, como beneficia o seu aspecto e envelhecimento. E não pecisamos estar nos 30, 40 ou 50 anos para pensarmos no envelhecimento do corpo, é um processo que acontece a todos, em maior ou menor grau, desde o nascimento.

 

O ideal será criarmos um plano que inclua nutrientes, minerais, ácidos gordos e antioxidantes, que protejam o organismo do stress diário, dano oxidativo e exposição solar.

 

O café tem a sua controvérsia. São conhecidos os seus benefícios  ( sobretudo a nível cerebral ), mas também os seus malefícios ( para quem tem problemas cardíacos e de tensão alta ). Mas no geral, prevalecem os beneficios associados ao café, até por ter componentes que podem proteger a pele do melanoma. De acordo com estudos recentes publicados no The Journal of the National Cancer Institute, os que bebem 4 cafés diariamente tem menos risco de desenvolver a doença.

 

image

A melancia é o fruto do verão e sabe bem por esta altura. Está repleta de licopeno, um antioxidante presente na melancia e também no tomate, que lhes dá o tom vermelho e ajuda a proteger a pele do dano por radiação UV. Os investigadores acreditam que a melancia tem 40% mais deste fito químico que o tomate, a dose importante, quase equivalente ao protetor solar diário.

 

image

 

Também a romã está carregada de antioxidantes, como a vitamina C, que previne as linhas finas da pele, rugas e a desidratação, por neutralizar os radicais livres. Estudos, no American Journal of Clinical Nutrition, mostram também que os seus componentes ajudam na produção de colagénio, que dá a aparência firme à pele e protege do dano por radiação UV.

Já os mirtilos, por conterem vitamina C e E,  promovem o brilho da pele e travam os danos dos radicais livres.

 

image

 

Com elevado valor de zinco, a lagosta tem propriedades anti inflamatórias que ajudam a prevenir os malefícios da pele, como o acne. Já que o zinco, acelera a renovação das celulas.

Na longa lista de nutrientes está a vitamina K, presente por exemplo na couve verde escura. Promove uma coagulação sanguínea saudável ( importante para manter os vasos em volta dos olhos ‘ controlados ‘, sem causar sombras e o tom escuro, dando o aspecto de olheiras ) e fornece ferro. Já os baixos níveis de ferro na dieta,  podem tornar a pele com aspecto pálido.

A noz é rica em omega-3 ( composto dos óleos  naturais do organismo que mantém o cabelo hidratado ) e vitamina E ( que repara o dano nos folículo da pele ). Segundo os experts,  tudo o que precisa é 1/4 de uma chávena chá por dia. Estudos afirmam que o défice destes minerais pode promover o tom cinzento do cabelo de forma prematura.

 

 

 

Referência

Time

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

Deixar uma resposta