O treino e o cérebro

Este tema não é novo. Já dediquei algum tempo à abordagem da influencia do exercício físico no bem estar geral do corpo e a ação no cérebro.

O exercício físico pode ser uma forma simples de diminuir o risco de perda de memoria e da doença de Alzheimer . Mesmo para os que tem predisposição genética.

Em junho, o estudo publicado pelo Journal of Alzheimer’s Disease por Ozioma Okonkwo, professor assistente de medicina na universidade de Wisconsin School of Medicine and Public Health, descreve que foram seguidos 93 adultos, que tiveram pelo menos um dos pais com doença de Alzheimer ou ambos. Assim, pessoas que passavam cerca de 68 minutos por dia a fazer exercício físico moderado apresentaram melhor metabolismo de glucose – sinal de um cérebro saudável – quando comparado com pessoas que faziam menos exercício ou nenhum. Mas os efeitos a nível cerebral vão além da prevenção de doenças.

 

 

Okonkwo mostrou que os participantes que praticam exercício regular tem maior volume cerebral em área associadas com a função do raciocínio e à função executiva.

Noutros participantes, o exercício físico influenciou ainda o humor e o estado emocional. O que sabemos praticamente de senso comum, graças à libertação de adrenalina.

Por outro lado, a atividade física regular, promove o funcionamento saudável do cérebro de vários modos… Aumenta o fluxo de sangue ao cérebro aumentando a libertação de oxigénio. O que é ótimo já que o cérebro é a estrutura do corpo que mais consome oxigénio.

O exercício aumenta ainda os níveis de BDNF – brain derived neurotrophic factor –  conhecido por promover a reparação e a proteção das células cerebrais.

No exemplo prático, o exercício cardiorrespiratório, como um treino de bicicleta, dá-se o aumento do fluxo de sangue para o cérebro, é fonte de factores de crescimento responsáveis pelo crescimento das células. Já o exercício aeróbico, como correr e praticar natação, surge o melhor para a saúde cerebral. Ideais quando combinados.

Segundo os experts, o ideal será combinar o exercício cardiorrespiratório com o muscular. E assim prevenir outras doenças como a hipertensão, diabetes, obesidade entre outras.

 

 

Imagens

This is Your Brain on Exercise

Sports Psychology Article: The 10 Biggest Issues Seen in Private Practice

 

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

Deixe uma resposta