O gelado nos cantos do mundo

A origem dos gelados não está bem definida, mas tem raízes multicontinentais.

 

image

 

Desde o ano 200 a.c. , eram fabricados na China misturas congeladas de arroz e leite. Por outro lado, no início do império Persa em 400 a.c. , eram também feitas misturas de um xarope viscoso e de um tipo de massa… E é certo que foram os árabes a trazer os ‘ gelados ‘ para a Europa, como uma bebida gelada com neve, mel e sumos de fruta.
Antigamente chamava-se em árabe ‘ Sberbeth ‘ ou seja ‘ neve doce ‘ o que originou a palavra ‘ sorvete ‘.

Mas, foram os italianos os primeiros a produzir em larga escala graças ao método de congelamento que desenvolveram por volta de 1550.

Hoje em dia, o gelado é apreciado em todo o mundo e cada um tem um modo diferente de o apreciar, mas igualmente doce e frio…

 

image

 

Em Itália, o ‘ gelato ‘ é feito com leite em vez de nata, o que torna o seu teor de gordura mais baixo. E é agitado lentamente para que a sua textura fique mais densa.

 

image

 

Na Índia, o ‘ kulfi ‘ é feito de leite condensado, cozido de forma lenta e mexido constantemente. A mistura adquire um sabor de noz visto que a lactose e os açúcares presentes no leite caramelizam.

 

image

 

No Japão, gelado de ‘ mochi ‘ com um invólucro comestível é feito de amido de arroz. As bolinhas são recheadas com gelado de chá verde, morango ou baunilha.

 

image

 

Na Turquia, o ‘ dondurma ‘ é tão encorpado que por vezes é necessário um garfo e faca para o conseguir comer. É feito de leite e açúcar. E uma farinha feita de orquídeas e uma resina vegetal que promove a consistência e dá a textura mastigável.

 

image

 

No México, a ‘ paleta ‘ é o gelado em palito. Pode ter uma base cremosa e sabores variados como o coco e rum.

 

image

 

Fonte:

www.gelitalia.pt/índex.php?page=historia_do_gelado

https://br.vida-estilo.yahoo.com

 

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

Deixar uma resposta