O café e os mitos

expertos_en_nutricion_aclaran_los_mitos_sobre_el_cafe_y_la_salud_276482629_1200x

 

Muitos são os mitos que envolvem o café e os seus benefícios.

Os entendidos afirmam que tem um efeito diurético já que, a cafeína aumenta o fluxo de sangue para os rins, reduzindo a absorção de água e sódio. O que aumenta a capacidade do organismo eliminar líquidos. Mas neste caso, o efeito diurético, contribui para a desidratação e não remove as toxinas do organismo de forma saudável.

Assim, quando tomado em excesso, o café agrava o aparecimento de celulite. Uma vez que dificulta o trabalho do sistema linfático, já que nos desidrata. Levando à retenção de líquidos, em zonas como os músculos e glúteos.

Por outro lado, estudos indicam também que a cafeína aumenta o rendimento desportivo. Promove a contração muscular, retardando a fadiga e aumenta a frequência respiratória.

Se normalmente opta por descafeinado em vez de um café, saiba que contém cerca de 0,1% a 0,3% de cafeína… Assim se beber elevadas doses de descafeinado ( de 5 a 10 chávenas ) iguala ao café que deixou de tomar ( cerca de 1 a 2 chávenas ). Outro dado curioso é que o descafeinado pode ser tóxico quando consumido em elevadas quantidades, devido aos dissolventes usados no processo de obtenção.

 

coffee_by_tagirov

 

Outro dos mitos associados, é a influência do café no alívio da dor de cabeça. E, na verdade, sendo um vasoconstritor, a nível cerebral pode acalmar as dores de cabeça sobretudo nos consumidores habituais de café. Mas, da mesma forma que pode aliviar a dor de cabeça, também pode desencadeá-la… Sobretudo para quem tem problemas de fígado. A cafeína impede a desintoxicação do fígado. Os mais ‘ viciados ‘ em café, podem também experimentar dor de cabeça quando reduzem as doses consumidas.

Os entendidos recomendam, em termos da quantidade de café diária, cerca de duas ou três chávenas (150 mL cada), o equivalente a 200-300 mg de cafeína.

Não está no entanto demonstrada a relação do café com problemas cardiovasculares, mas é sabido que promove palpitações e o aumento do ritmo cardíaco. Sendo porém favorável à memória de longo prazo e na prevenção de doenças como demência e o Alzeimer…

 

 

Fonte

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

1 comment

  1. Ola eu nao posso tomar café fui aconsselhada pelos medicos tinha eu 18 anos por causa do estomago do figado dos nervos e de nao me deixar dormir ebom parei o café agora ja a 21 ano que tomo mdicamento para dormir e a 8 anos que tomo antidepressivos

Deixar uma resposta