Metabolismo rápido leva humanos a terem cérebros maiores

Estudos revelam que a velocidade do metabolismo estará relacionada com o desenvolvimento do cérebro.

 

image

 

Investigadores da Universidade Loyola, Chicago, estão entre os co-autores do estudo que afirma que os humanos tem taxa de metabolismo mais elevada que os primatas o que está relacionado com cérebros maiores.

O estudo, publicado no jornal Nature, também descobriu que os humanos tem elevada percentagem de massa gorda, proporcionando as reservas de energia para alimentar o seu metabolismo rápido. Consumindo muitas mais calorias que os seus ancestrais primatas, por exemplo. Comprovando-se que os seres humanos evoluíram com um metabolismo mais rápido e maior proveito da energia para comodar cérebros maiores. O que suporta por sua vez ter, por exemplo, mais filhos e uma vida útil mais longa.

 

 

image

 

 

O estudo consistiu na medição da energia total despendida em humanos e macacos. A energia total despendida inclui calorias queimadas pelo metabolismo corporal em repouso e calorias gastas durante a atividade física.  Estas medições metabólicas podem também apontar novas direções  no combate à obesidade e doenças metabólicas como diabetes e doenças cardíacas.

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

Deixar uma resposta