Limpar o Karma

Acredita em Karma?

Nos últimos meses tenho procurado saber mais sobre este tema e sobre meditação. Acredito nas energias e no poder que têm na nossa vida, no nosso bem estar, na saúde física e mental.  

Ao contrário do que muitos pensam, o Karma não se trata de vingança ou castigo. Esta ideia vinda de culturas como o Budismo ou o Hinduísmo, fala de recebermos o mesmo que ‘oferecemos’.  Se dá amor, recebe amor. Todos no futuro recebem aquilo que dão, seja para o bem ou para o mal, tudo volta a si.

 

 

Caroline Ward, professora de raja yoga na escola Brahma Kumaris, diz que o próprio karma é neutro . “ Karma significa ação. O que fazemos, pensamos ou dizemos, volta para nós. […] É um exemplo especial da lei de causa e efeito “.

Na sociedade de hoje, é normal fazer, dizer e até pensar coisas que não são boas para o “Karma”. Como vivemos em sociedades egoístas, baseadas no aprimoramento do “eu”, o karma geralmente torna -se negativo. Para isso, é importante saber como ele pode ser limpo de acordo com Ward.

Os 10 itens que nos apresenta propõem-se a ‘limpar’ o Karma, o que até para os mais descrentes, pelo sim pelo não, me parece uma excelente ideia para tomar notas neste inicio de ano.

 

 

O primeiro ponto relaciona-se com o aprender a fazer silencio… 

Acalme-se! Às vezes, nos momentos mais difíceis da vida, geralmente alguém fala, diz ou grita coisas que mais tarde se arrepende. Uma boa maneira de limpar o karma é ficar calado, aprender a não dizer coisas que plantam sementes que depois florescerão com um karma mau.

 

Depois, evite julgar os outros!

Todos somos diferentes. É fácil julgar os outros, mas nem todos nos colocamos no lugar do outro para conhecer a situação. Tente entender o outro. O outro não é estúpido, nem mau, apenas diferente. Respeite! E receberá respeito de volta.

O terceiro ponto… Está relacionado com a capacidade de perdoar. Desculpe, liberte-se!

Não se amarre. Magoaram-no? Liberte-se. Se se concentrar no dano, esse dano vai voltar a si. Se pensa negativo, terá um karma negativo. Tenha uma vida livre. Seja livre.

 

Concentre-se na sua atenção.

Concentre-se nas coisas positivas. Se receber 100 comentários positivos e um negativo, concentre-se nos positivos! Gosta de cantar? Cante. Mesmo que isso assim de repente pareça absurdo. Se gosta de dançar, dance. Se tenta ser feliz, irradie felicidade porque vai acabar por receber essa felicidade.

 

Fale positivo.

Se fala positivamente, recebe mudanças positivas. Segundo Caroline Ward, é assim que o karma funciona. Ao falar positivamente, ao estar no modo positivo, criamos pegadas positivas na nossa mente. E isso evolui para um Karma positivo na sua vida.

 

Ame sem esperar nada em troca!

Ao dar amor, recebe amor. Mas, se ‘fornecer’ amor com o interesse de receber amor, receberá apenas um amor interessado, um amor falso. Portanto, é importante amar sem esperar nada em troca, para proporcionar amor, não importa o que receba depois.

 

Desenvolva a meditação.

Meditar todos os dias é uma boa maneira de curar a alma, conhecermo-nos a nós mesmos e refletir sobre as nossas vidas. Pode começar a meditar 2 vezes ao dia, em sessões de 5 minutos. Aumente a quantidade conforme necessário.

 

Ajude os outros.

Muitas vezes os nossos objetivos são auto-orientados: ganhar dinheiro, comprar um carro, mudar de casa. E se dedicarmos parte do nosso tempo a outras pessoas?

 

O nono ponto está relacionado com a energia que dispensamos numa discussão. Não discuta em vão.

Às vezes, discutimos com a intenção de trocar ideias com outras pessoas. Isso não é mau. Mas, por vezes, argumentamos com o desejo de estar certo e de alimentar o nosso ego. Quando isso acontece,  não alimenta a sua auto-estima, mas o ego.

 

E por fim, tenha fé

Às vezes as coisas não estão assim tão bem. Pode ser um momento mau de karma, às vezes por causa de nossa vida atual, às vezes por causa de vidas anteriores. O importante nestes casos é ter fé na vida e no universo e em nós mesmos. E acreditar que esta fase vai passar.

 

Reaprenda o sorriso franco, verdadeiro! Veja as mudanças que deseja na sua vida, não apenas para si mesmo, mas para seus entes queridos. As coisas vão começar a correr bem se der uma atitude positiva à vida.  Terá de volta o que você lhe der.

 

Imagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

Deixe uma resposta