Hygge o segredo dinamarquês para a felicidade

Chamam-lhe ‘ hygge ‘ e é uma espécie de aconchego com consciência e entre amigos… Apresenta-se como um dos prazeres da vida, capaz de ser a razão para a felicidade. Pelo menos para o ‘ intitulado ‘ povo mais feliz do planeta, o dinamarquês ( e eu a pensar que era o povo brasileiro! ).

Analisemos o povo dinamarquês… Bons salários, saúde, educação pública, baixo nível de corrupção, igualdade entre homens e mulheres. Com noites longas e poucas horas de sol… E mesmo assim, são considerados um povo feliz! O mais feliz do mundo.

 

img_4623

Segundo os especialistas, este conceito do ‘ hygge ‘ é mesmo uma filosofia de vida. De boa vida… Com pequenos momentos de prazer que fazem a diferença. Beber um chá quente perto da lareira… Uma reunião agradável de família e amigos… Um jantar à luz das velas… Tempo para ler um bom livro… Sermos amáveis connosco e com os outros.

 

A felicidade, não é algo que se compra… É algo que é preciso investir tempo.

Tudo isto explicado no livro ” O ano de viver como os Dinamarqueses: descobrindo os segredos do País Mais feliz do mundo “, de Helen Russel e no artigo académico de Jeppe Trolle Linnet sobre este conceito.

o-segredo-da-dinamarca

 

Visão de 31 de Dezembro 2016

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

1 comment

Deixar uma resposta