Ginástica Facial para o envelhecimento precoce

Já ouviram falar em ginástica facial?

A face humana é constituída por cerca de 60 músculos, que se não forem exercitados regularmente e da forma correta, começam a perder o tónus e a enfraquecer, criando uma aparência flácida e descaída.

Sonia Dos Santos, especialista em estética avançada, acaba de lançar um livro que nos fala da temática e da prevenção dos sinais do envelhecimento.

 

 

A pele é um órgão externo, exposto à luz e que ao longo da vida mais rapidamente dá sinais do processo de envelhecimento… O que se reflete no aparecimento de rugas, flacidez, desidratação e hiper ou hipopigmentação.

Claro que muitos destes sinais podem estar mais ou menos evidentes, consoante o estilo de vida. Como sabe, o álcool, o tabaco, a má alimentação e o negligente cuidado de rosto, contribuem para o envelhecimento precoce.

No livro, Sonia diz-nos que os exercicios faciais praticados com regularidade, combinados com a limpeza diaria da pele e a utilização de protetor solar, são chave para retardar o envelhecimento, capazes de manter os musculos do rosto firmes ao compensarem a perda de massa muscular e a diminuição de massa óssea.

A autora afirma ainda que, os 30 poderão ser a idade ideal para redobrar os cuidados, já que, embora varie de pessoa para pessoa, tendemos a perder o colágenio e a elasticidade. Também o ácido hialuronico diminui e há uma perda de gordura entre a pele e o músculo, o que faz com que descaia…

Estão explicados o famoso ‘ bigode chinês ‘, os pézinhos de galinha e as rugas na testa.

Dos exercícios recomendados estão, os para as pálpebras, abrindo e fechando os olhos até dez vezes, em séries de quatro repetições, iniciando devagar e acelerando, mantendo a tensão por oito minutos. Para o espaço entre os olhos, tentando juntar as sobrancelhas como se a expressão fosse de raiva e mantenha a tensão por cinco segundos e repetindo dez vezes. Para as bochechas, ao encher de ar e movê-lo de um lado para o outro, durante oito segundos em cinco repetições. Ou, para o duplo queixo, ao imaginar que está a fazer estalinhos com a língua, pressionando a ponta da lingua firmemente contra o céu da boca, mantendo por oito segundos e aliviando gradualmente nos oito segundos seguintes.

 

Espreitem aqui.

 

Imagem

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

Deixe uma resposta