Feliz até aos 100 anos

Centenários Japoneses, lançam a fórmula para uma vida longa e feliz.

 

img_9254

img_9255

Okinawa

 

Ou não fosse a ilha Okinawa, a sul do Japão, o local em que o número de centenários por cada 100 habitantes supera a média mundial.

 

img_9253

 

Curioso é o contra-senso desta ilha, a par de poder ser o paraiso terreno da longevidade feliz, foi no final da Segunda Guerra Mundial, o local onde mais vidas foram perdidas.

Os autores do livro, Ikigai – Viva bem até aos cem, revelam os mandamentos Japoneses para uma vida longa e feliz, depois de um ano de investigação junto destes anciãos japoneses…

Devemos manter-nos ativos, mesmo no final do tempo de trabalho ‘ oficial ‘. Quem abandona uma actividade que sabe e gosta de fazer, perde o sentido da vida… Razão pela qual, estes japoneses mantem uma ocupação principal e uma secundária, quase um hobby.

Reduzir o stress… Dá sentido ao tema e à frase ‘ devagar se vai ao longe ‘… O stress prolongado é degenerativo já que um estado de alerta permanente afeta os neurónios relacionados com a memória e promove a inibição de hormonas, cuja carência pode levar a depressão. Tome banhos prolongados, massage a cabeça com a ponta dos dedos e mantenha o seu ambiente limpo e organizado.

 

 

 

img_1940

 

Os nativos de Okinawa param de comer quando sentem o estômago quase cheio, em vez de completamente saciado e a ‘ abarrotar ‘ de comida. O que obriga a acelerar a oxidação celular para uma digestão prolongada. Dando preferência ao peixe, à batata doce e aos legumes.

Estar rodeado de bons amigos, promove a sensação de pertença, de ajuda mútua e segurança, o que contribui para o aumento da esperança média de vida.

Por outro lado, embora a maioria de nós viva nas cidades, todos fomos feitos para nos fundirmos com a natureza e precisamos voltar a ela regularmente para recarregar energias. Volte aos passeios junto ao mar, na montanha… Esqueça o mundo por minutos e contemple apenas o que o rodeia.

 

img_1876

 

Está comprovado que as pessoas positivas e com elevada expressividade emocional, vivem mais anos. É bom aperceber-se das coisas que estão mal,  mas não  esquecer o privilégio de estar aqui e agora, num mundo cheio de possibilidades.

Fique em forma. Mantenha jovem o corpo e a mente. E reduza o potencial das doenças como a hipertensão ou a obesidade.

Agradeça, viva o momento e pratique a resiliência… Mantendo-se focado no que é verdadeiramente importante na vida e não no que é urgente, sem se deixar levar pelas emoções negativas.

 

img_8117

 

Espreitem o livro.

 

img_9252

 

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

Deixar uma resposta