Dieta e nutrição são mais complexas do que um simples açucar

sweet-spilled-candy
Quantas vezes optou por comer fruta em vez de umas bolachas?

Saiba que comer fruta em vez de hidrato de carbono, não significa que esteja, necessáriamente, a fazer a alimentação mais adequada… E a contribuir para o seu ‘ controlo ‘ de peso.

Um novo estudo mostra que a frutose – açúcar simples presente em alimentos como frutos, vegetais e mel – deixam as pessoas mais ansiosas por um snack do que uma dose similar de glucose – açúcar simples presente em alimentos como batatas, massa, algumas leguminosas como feijão, etc.

A frutose e a glucose, são ambos monossacarídeos, a unidade mais básica dos carbohidratos.

A glucose, estimula a libertação de insulina, ou seja, estimula o pâncreas a secretar insulina – para controlar os níveis de açúcar no sangue – e circula no sangue para ser captado pelos músculos e cérebro, sendo a principal energia das células. Promove também sinais até ao cérebro para a produção de leptina, nos adipócitos, hormona que suprime a fome e promove a sensação de saciedade.

Por sua vez, a frutose, captada pelo fígado, não estimula a insulina ou seja a cascata de sinais hormonais que vão até ao cérebro e desencadeiam a sensação de satisfação.

Os resultados mostram que a glucose tem um efeito diferente no corpo e no comportamento. Ao ingerir a mesma dose de frutose e de glucose, irá sentir maior satisfação após consumir os alimentos com glucose. E para atingir o mesmo estado de satisfação com frutose, terá de ingerir muito mais dose desse açúcar, o que o fará engordar, mesmo achando que o normal seria acontecer o contrário.

A analise da actividade cerebral  e de comportamento de individuos sujeitos, durante três dias, após jejum a beber água com 75 g de glucose ou água com 75 g de frutose e aos quais eram mostradas imagens de alimentos processados, registou maior actividade cerebral nos que consumiam glucose e muito mais vontade de ingerir a comida processada nos que consumiram a frutose.

 

Fontes:

https://www.sciencenews.org/blog/scicurious/diet-and-nutrition-more-complex-simple-sugar?mode=blog&context=131

http://blogs.scientificamerican.com/brainwaves/is-sugar-really-toxic-sifting-through-the-evidence/

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

Deixar uma resposta