Decisões dificeis

O que acontece no cérebro quando temos de tomar uma decisão? Nunca tal questão lhe passou pela cabeça…

Não somos iguais nas escolhas que fazemos. Alguns de nós tem maior facilidade na tomada de decisões, outros necessitam de mais tempo para decidir. Posso pensar que as vivências e a personalidade terão um papel determinante nas escolhas ao longo da vida, mas com um parecer muito mais complexo do que imagino…

 

63437-we-make-our-choices-then-our-choices-make-us

 

Perceber o que acontece a nível cerebral e cientifico, talvez ajude na ‘ perceção ‘ da melhor decisão… Ou não!

As opções de escolha que vamos tendo, levam-nos a tomar decisões a todo o momento. E há diferentes zonas do cérebro para os estados de ‘escolha’ e de ‘ resposta ‘.

Usando a técnica de MEG ( magnetoencephalography ), para monitorizar a atividade em áreas motoras do cérebro, de 20 pessoas, neurocientistas de Werner Reichardt Centre for Integrative Neuroscience ( CIN ) e do centro MEG, concluíram que as decisões são formadas no córtex prefrontal e córtex fronto-parietal, regiões do cérebro associadas a altas funções cerebrais, essenciais para a memória e resolução de problemas.

 

O córtex motor era apenas visto como a estrutura que apenas executa o comportamento que estas ‘elevadas’ regiões do cérebro determinaram. No entanto, estes investigadores tem evidências que sugerem que o córtex motor tem também um papel importante na informação da decisão a qual se baseia o comportamento final.

E não será o modo como respondemos ao nosso ‘ ambiente ‘ apenas uma questão de simples escolha…

 

 

large

 

 

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

Deixar uma resposta