Cigarros electrónicos e o mais recente estudo

São de senso comum os malefícios do consumo de tabaco para a saúde. Em opção, tornaram-se moda os cigarros electrónicos… Perceber o seu impacto é curioso e pertinente, para os consumidores e curiosos.

Um artigo do Science Daily, fala do efeito dos cigarros electrónicos  nas células  da boca e na quantidade de células bocais, mortas pelo consumo.

 

e-cigs-rev-1000x667

 

 

Segundo o estudo  da    Faculdade de Medicina Dentária da  Universidade Laval, um vasto número de células  bocais, expostas ao vapor dos cigarros electrónicos, morreram em poucos dias. A equipa liderada por Mahmoud Rouabhia chegou a esta conclusão após expor células epiteliais da gengiva ao vapor destes cigarros.

Se pensarmos que o epitélio bocal é a primeira linha de defesa do corpo contra a infecção bacteriana… Protegendo-nos dos muitos microorganismos que vivem na cavidade bocal… Temos logo à partida uma noção do efeito que o dano neste tipo de células tem para o organismo.

Para simular o que acontece no corpo humano, na boca, durante o consumo do cigarro electrónicos,  foram colocadas células epiteliais numa pequena camara, com líquido semelhante à saliva. Sendo o vapor do cigarro eléctrico bombeado para a camara a uma taxa de duas ‘ inalações ‘ de cinco segundos por minuto, durante 15 minutos por dia.

 

Os resultados levaram o investigador a afirmar que, contrariamente ao que se pensa, o vapor destes cigarros não terá apenas água. Embora não contenham compostos de alcatrão como os cigarros normais, expõem os tecidos da boca e do trato respiratório a compostos produzidos pelo aquecimento dos géis de glicerina vegetal, propileno glicol e nicotina, do líquido do cigarro eléctrico.

 

 

ban_e_cigarettes

 

 

 

 

Os efeito cumulativo dos danos nas células da boca e trato respiratório, não está ainda documentado mas é um ponto de preocupação.

 

 

Imagens

http://health.howstuffworks.com/wellness/smoking-cessation/10-facts-about-e-cigarettes.htm

http://www.ecigarettereviews.org/baltimore-city-council-approves-electronic-cigarette-ban/

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

Deixar uma resposta