Castanhas para adoçar a estação

Elas chegam para nos adoçar o gosto. Vem com a estação fria e trazem benefícios para a alimentação que muitos de nós desconhecemos.

Em tempos, a castanha era frequente no regime alimentar como substituto da batata, nas sopas e nos purés. Hoje pode ser vista como o alimentar a evitar…

Mas estão longe de ser um inimigo. Até mesmo para quem segue uma dieta de emagrecimento.

Se bem que o seu nutricionista saberá melhor aconselhar se poderá incluir a castanha na sua dieta… Mas são conhecidos os seus benefícios.

 

 

É muito rica em hidratos de carbono complexos (exemplo: amido), constituindo assim uma boa fonte de energia. Uma pequena dose, além de saciar, também representa uma fonte de fibras alimentares (com a vantagem dos seus açúcares serem de digestão lenta e, evitando assim, uma subida rápida da glicose no sangue).

Por outro lado, também apresenta um teor em hidratos de carbono mais elevado do que os restantes frutos oleaginosos. O teor lipídico (gordura) da castanha é significativamente inferior e cerca de 50% da sua composição é água, o que a torna menos calórica; este é uma das suas características mais surpreendentes.

Possui quantidades significativas de minerais, como: potássio, ferro, selénio, zinco e magnésio. E pode substituir alguns alimentos do grupo dos cereais e derivados (pelo seu elevado teor hidratos de carbono), visto serem nutricionalmente semelhantes.

Tem uma quantidade apreciável de vitamina B e fósforo, ajudando assim a manter saudável o sistema nervoso. Possui fósforo, importante para o desenvolvimento de ossos e dentes. Por outro lado, dispõe do aminoácido triptofano que ajuda a relaxar e a conciliar o sono, sendo altamente recomendada a pessoas sujeitas a stress físico e psicológico.

Tem a capacidade de nutrir e prevenir doenças, principalmente as doenças cardiovasculares. E é rica em fibras.

 

 

Outros dos benefícios são apontados também às folhas do castanheiro… Quando cozidas, podem ser utilizadas para acalmar ataques de tosse. O chá de folhas de castanheiro é recomendado contra a tosse convulsa, bronquite e expetoração.

Aproveite a época e explore o uso da castanha. Quer num bolo, quer como acompanhamento de carne assada no forno, ou simplesmente cozidas ou assadas, vão bem nos dias mais frios. Bom apetite!

 

 

Imagens:

https://www.tumblr.com/search/vintage%20chestnut

http://www.socialworker.com/feature-articles/practice/chestnuts-book-excerpt-from-beginnings-middles/

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

Deixe uma resposta