Acordar cedo e fazer o seu exercício matinal pode não ter o efeito que deseja

Para a boa forma fisica é importante, dormir!

Se o seu objectivo é manter a boa forma fisica e opta por acordar cedo e praticar exercício físico pela manhã, tendo por hábito deitar-se tarde, saiba que o efeito na sua ‘ forma física ‘, pode não ser a desejada…

 

image

 

O tempo que passamos a dormir, tem enorme influência no ponteiro da balança, já que o organismo regenera tecidos e sintetiza hormonas durante o sono, importantes para o equilibrio do metabolismo. Com o cair da noite, os níveis de melatonina, produzida na glandula pineal que regula os ritmos biológicos como a actividade-repouso, aumentam, e do cortisol, hormona associada ao stress produzida na glandula supra-renal, que activa as respostas do corpo a situações de stress, aumentando a pressão arterial e o açucar no sangue, está inibida. (B)

Por outro lado, ocorre a libertação de serotonina, hormona que regula o apetite e controla a libertação de diversas hormonas e o ritmo circadiano. Deste modo, o ritmo circadiano diminui, preparando o corpo para o sono. (A) (E)

Durante este período de sono, o corpo usa a maior parte das calorias que ingerimos durante o dia, sendo responsável por 70% do gasto metabólico. (B)

 

image

 

Vários estudos demonstram que quem dorme menos de cinco horas, a longo prazo, ganha peso comparativamente a outros individuos que dormem mais duas ou mais horas. O hábito de poucas horas de sono, promove também o aumento de grelina,que está relacionada com o controlo do apetite e a diminuição da leptina, proteina secretado pelos adipócitos, que actua no sistema nervoso central ( SNC ) e promove uma menor ingestão de alimentos, afectando o eixo hipotalâmico-hipofisários e regulando os mecanismos neuroendócrinos. A leptina, actua também no metabolismo de glicose e promove a sensação de saciedade, quando dormimos as horas necessárias, para equilibrar os seus niveis no organismo. (C) (A) (B)

Por outro lado, outro estudo efectuado em participantes com cinco ou seis horas de sono, monstra que se desenvolve resistência a insulina, o que por si só aumenta os níveis de glicose no sangue, para níveis próximos dos diabéticos. Também os níveis de cortisol, hormona que promove o armazenamento de gordura nos adipocitos, está aumentada… Havendo o acumular de gordura, sobretudo a abdominal. (A)

Daí se concluir que, é melhor dormir algumas horas a mais, do que acordar de madrugada para treinar, já que os benefícios do exercicio fisico não vão compensar o desiquilibrio hormonal.

 

o-SLEEP-MISTAKES-facebook

 

 

 

(A)Knutson Kristen L. Spiegel Karine, Penev Plamen, Cauter Eve Van; The metabolic consequences of sleep deprivation; June 2007, Vol.11(3):163-178,doi:10.1016/j.smrv.2007.01.002;

 

(B) Cauter Eve Van, Spiegel Karine, Tasali Esra, Leproult Rachel; Metabolic consequences of sleep and sleep loss; September 2008, Vol 9:S23-S28,doi:10.1016/S1389-9457(08)70013-3;
(C)  Spiegel Karine PhD, Leproult Rachel BS, Dr Cauter Eve Van PhD; Impact of sleep debt on metabolic and endocrine function; 23 October 1999, Vol:354(9188);
(E) Cajochen C., Kräuchi K., Justice A. Wirz, Role of Melatonin in the Regulation of Human Circadian Rhytmhs and Sleep, 6 March 2003, Journal of NeuroEndocrinology.

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

1 comment

Deixar uma resposta