A saúde do intestino e a saúde mental

De certeza que já teve uma experiência de ‘ nervoso de estômago ‘ em períodos de elevado stress…  Relacionando o nosso intestino ao nosso mood ou estado emocional.

 

deepak-chopra-gut-feeling

 

Um artigo publicado no Science News, mostra evidências científicas que suportam esta ligação.

Estudos atuais, em roedores e em humanos, indicam a ligação entre a microbiota intestinal ( conjunto dos microrganismos que existem no intestino humano )  e os estados de humor e ansiedade, assim como o potencial dos medicamentos psiquiátricos afetarem diretamente o microbioma do intestino ( ou seja o genoma desses microrganismo intestinais ).

Esta ligação foi demonstrada quando ocorreram alterações na diversidade dos microrganismos do sistema gastrointestinal, medidos em roedores sujeitos a stress crónico num período superior a 7 semanas. Após este longo período de stress surgiram também mudanças de comportamento, com perda da satisfação e aumento do comportamento associado ao desespero.

whats-your-gut-feeling-compressed

 

Em sujeitos humanos com tratamento de anti depressivos, não se verificou alteração da diversidade do microbioma intestinal. Porém, análises preliminares sugerem,  aumento da permeabilidade intestinal em pacientes com quadros depressivos, com grande possibilidade de potenciar a translocação bacteriana.

Já os pacientes bipolares sujeitos a medicação e que mostraram aumento de peso com o tratamento, tem diversidade no microbioma relativamente às que não aumentaram de peso com tratamento, sugerindo que a saúde do nosso intestino pode também colocar-nos em risco para os efeitos secundários de determinada medicação.

 

images

 

 

 

Imagens

https://www.theodysseyonline.com

http://perfectresonance.com

http://www.elizabethrider.com

https://exemplore.com/misc/Trust-Your-Gut-Feeling

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

Deixar uma resposta