A resistência a antibióticos no futuro

Um artigo chamou-me a atenção sobre a questão da resistência aos antibióticos e do seu efeito mais dramático de futuro, quando comparado com a doença do século,  o cancro. A resistência aos antibióticos matará mais do que o cancro, segundo os experts.

Vários estudos alertam para o uso de antibióticos em excesso e da consequente resistência ao medicamento, que acontece quando aparecem mutações nas bacterias que infectam o organismo e que lhes permitem escapar ao efeito do antibiótico.

Segundo Jim O’Neil, um dos factores que contribuem para o aparecimento da resistência é a utilização generalizada em animais ( no Reino Unido 45% dos antibióticos são para uso animal ).

 

Tyson-Foods-turns-to-probiotics-and-essential-oils-in-move-away-from-dual-use-antibiotics

 

E e acordo com a investigadora, de Tecnologia Química e Biologica, Maria Miragaia, algumas bactérias conseguem sobreviver à cozedura, outras passam para as pessoas quando a carne é manuseada em cru.

 

images (6)

 

Em Portugal, de acordo com o último relatório da Direção-Geral de saúde há uma diminuição do uso deste tipo de medicamentos, mas a taxa de infeções hospitalares resistentes continua a aumentar.

 

 

Imagens

 

www.feednavigator.com

modernfarmer.com

www.theguardian.com

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

1 comment

  1. I love your nursery room!just adorable,I can attest to them being extremely comfy & looking even lovelier in pealsn.Congratusationo!!!thrnks for sharing your blog.

Deixar uma resposta