A razão para praticar exercicio ( se ainda não encontrou a sua )

Que ideia tão errada que muitos temos, que relacionam a pratica do exercicio físico sobretudo com a vontade de manter a boa forma, o corpo tonificado e musculado. E, se é magro não precisa de treinar tanto…

 

exercise

 

Se ainda não tinha encontrado outra razão, suficientemente convincente, para esquecer a preguiça e exercitar, há uma nova !! Quanto mais regular for o seu treino, maior o seu cérebro! E, por consequência, maior a sua capacidade cognitiva, melhor a memória.

 

 

B9315519893Z.1_20141216131909_000_G8V9E538H.1-0

 

 

Um novo estudo, publicado no jornal Neurology, descobriu que pessoas de meia-idade, que não eram físicamente activas, tinham cérebros mais pequenos.

 

No estudo, foram analisados 1583 homens e mulheres, sem demência ou problemas cardíacos. Foram avaliadas as suas aptidões físicas e efectuados scans cerebrais. Que, 20 anos depois, voltaram a ser avaliadas.

 

SteveC_Image01

 

Relacionou-se, a capacidade física com o desenvolvimento cerebral ( crescimento de massa cinzenta e massa branca, com a pratica de exercicio fisico ) ( a ). Os que tinham treino regular ( maior capacidade física ), apresentavam cérebros maiores.

 

 

39b543ff-e096-4fd1-a77a-0354918e5ccf

 

 

Por outro lado, pessoas cuja pressão arterial e batimento cardíaco aumentavam mais durante o exercício, teriam cérebros mais pequenos. E picos de pressão arterial e do ritmo cardíaco mais elevados do que a média, relacionavam-se com a falta de aptidão fisica.

 

Considera-se pois, haver crescimento do hipocampo e aumento da capacidade de memória ( b ).

Estudos passados, mostraram também que o exercício torna o cérebro mais capaz de combater o declínio cognitivo. No entanto os investigadores não conseguem ainda determinar qual a idade em que o exercício físico importa para o volume  cerebral. Mas pensa-se ter especial efeito nas idades em que se verifica o declinio cognitivo… Pela meia-idade ou talvez mais tarde.

 

 

exercise_header

 

 

Referências

 

( a ) http://m.biomedgerontology.oxfordjournals.org/content/61/11/1166.short

( b ) http://m.pnas.org/content/108/7/3017.abstract

http://time.com/4215695/fitness-brain-size/?xid=time_socialflow_facebook

 

 

Imagens

Improve The Function Of Your Brain – debbierossi.com.au

Fitness 4 Everyone — Be the Bluebird

Exercising for brain power

Family Chiropractor Northern Beaches near Manly-Chiropractic

Exercise Benefit for Body and Mind | ASU – Ask A Biologist

Exercise the winter blues away! – DU Times

Which Hairstyle Represents Your Personality? | PlayBuzz

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

Deixar uma resposta