A que cheirava Napoleão ?

No número 41 da Rua Coelho da Rocha, em Campo de Ourique, encontramos a loja da felicidade.

As essências frutadas, florais, amadeiradas, trazem à memórias momentos bons. Porque a vida é também pautada pelo cheiro, que nos estimula e nos faz reagir. São parte do ritual diário, de beleza, que contribui para fortalecer a autoconfiança nos momentos especiais.

Os 150 anos da marca Roger&Gallet que criou a primeira água de colónia, em Paris de 1862, traça a sua história com um ponto concidente à de Napoleão.

Armand Roger e Charles Gallet, criaram o primeiro perfume ao comprar o catálogo da Eau de Cologne Jean Marie Farina, com notas de limão e bergamota, neroli, alecrim, pimenta, murta, madeira de sândalo e cedro.

 

image

 

Esta essência fora uma referência na corte francesa e pode dizer-se que Napoleão Bonaparte foi o seu mais notório embaixador ao levar a fama do perfumista às cortes europeis.

 

napoleao-bonaparte-03

 

Isto porque, num acto de romantismo para que o imperador se lembrasse da sua amada, pediu que fosse criado um Jean Marie Farine, para guardar nas botas…

 

363M

 

A boa notícia é que, ao contrário da ideia que poderia ter, em 1810, Napoleão Bonaparte, a figura histórica inesquecível e incontestável, cheirava bem!! A uma essência de limão, que ainda hoje se comercializa!

Um aroma mais antigo e forte, mais ‘ à homem ‘, se assim quisermos dizer.

Eu prefiro cheiros mais delicados, refinados e ao mesmo tempo simples. Aromas florais, subtis. Não gosto de me perder no perfume , gosto que o perfume se perca em mim… E portanto apenas algumas gotas em pontos estratégicos, são o meu ritual.

 

chanel-coco-chanel-kiss-perfume-Favim.com-1131425

 

Mas para os excêntricos fica a sugestão… Viajem na história, viajem no tempo, com o Jean Marie Farine da Roger&Gallet, de Napoleao. Ou com o rose, o Bois d’Orange, Cédrat, Gingembre e Thé Vert. Também disponíveis nesta loja temporária.

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

Deixar uma resposta