A melatonina e a regulação do sono

Esta hormona, sintetizada na glândula pineal, tem a sua principal função na regulação do sono. E é a maior aliada no combate à insónia e ao alivio do jet lag.

 

 

Libertada diretamente na circulação, à medida que é sintetizada, é mediadora do ciclo claro/escuro do ambiente e dos processos fisiológicos como função endócrina da reprodução, função imunológica, ciclos de atividade/repouso e sono/vigilia. Num ambiente escuro e calmo, os níveis de melatonina do organismo estão aumentados, causando o sono.

Outra das suas funções é a antioxidante, atuando na recuperação das células epiteliais expostas à radiação ultravioleta.

 

 

Noites bem dormidas garantem não só saúde e energia, como benefícios estéticos… A renovação da pele acontece de forma mais intensa.

Por outro lado, quimicamente a melatonina é uma indolamina, sintetizada a partir do aminoácido triptofano e capaz de atravessar as membranas celulares  por difusão.

Em alguns países é encontrada facilmente em lojas de suplementos alimentares e farmácias, noutros é requerida a prescrição e acompanhamento médico… Já que a incorreta e automedicação, podem resultar num desequilíbrio hormonal e gerar estados de vigília constante, diminuindo a disposição que o corpo precisa durante o dia.

Se quiser dar um boost na produção natural de melatonina, invista numa alimentação rica em triptofano. Como o iogurte e oleaginosas, e complexo B presente em frutas e legumes.

Por outro lado, desligue os aparelhos eletrónicos duas horas antes de dormir. Isto é o mais difícil não é?! Sobretudo nos dias de hoje em que passamos grande parte do tempo a olhar para o telemóvel…

Um dos inimigos da síntese de melatonina é a incidência de luz azul dos aparelhos eletrónicos como o telemóvel, os tabletes, a televisão, o computador… Já que o organismo encara como ‘dia’ e o ciclo do sono é afetado.

 

 

Imagens

http://www.andressaheimbecher.com.br/tag/glandulas/

http://www.naturallys.pt/insonia-combater-com-plantas-naturais/

https://br.pinterest.com/explore/ins%C3%B4nia-911975413434/

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

Deixar uma resposta