A importância da terapia com animais

 

image

 

Nos tempos que correm cada vez mais a sociedade recorre a formas alternativas de terapia envolvendo todas as faixas etárias, nomeadamente a infância. Sendo esta considerada a etapa de vida mais importante do ser humano.

A terapia com animais é de grande importância para crianças portadoras de deficiências físicas, cognitivas, mas não só.

A família que aprova o aparecimento de um animal na vida da criança está desta forma a permitir-lhe criar laços de afeto através da partilha de brincadeiras e companheirismo. A criança vai tornar-se mais confiante por saber que a sua presença é importante na vida do animal e vice-versa. O que promove o desenvolvimento da autoestima.

Por outro lado, simples ações como ter um animal à sua responsabilidade, alimentá-lo, dar-lhe banho, levá-lo ao veterinário, acresce a responsabilidade dos mais pequenos.

 

image

 

É uma terapia para crianças com necessidades educativas especiais. E segundo os especialistas crianças com dislexia, autismo e outros transtornos do espectro ou ADHD, podem experimentar diminuição da pressão arterial e melhores ganhos cognitivos e de comunicação, quando têm a possibilidade de participar em programas de terapia estabelecendo contacto com cães e outros animais.

Outras crianças com problemas de aprendizagem poderão ver esta questão resolvida. Na presença dos animais, está comprovada a diminuição dos níveis de stress. A redução do cortisol ( hormona associada ao stress ), aumento da endorfina e oxitocina ( associadas ao bem estar e à satisfação ). E, ao abrandamento do ritmo cardíaco e respiratório.

Também muitos hospitais pediátricos nos Estados Unidos da América estão a recorrer a terapias com animais, incentivando as crianças portadoras de doenças graves a contactarem com cães e gatos e os resultados têm sido bastante positivos.

 

image

 

Fonte:

Agradecimento: Ana Botas – Educadora Infancia, Bright Horizons families solutions UK.

 

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

3 comments

  1. Muito interessante o teu artigo sobre esta forma de terapia cada vez mais presente nos dias de hoje. Agora sim, estou decidida a ter um animal de estimação. Estou apaixonada por um gato Bosque da Noruega, que dizes? Bjs

    1. Obrigada. Acho que se tem gosto por essa raça faz bem em procurar o seu amiguinho peludo de quatro patas. Mas se tem hipotese de adoptar é uma boa opção ja que há muitos patudinhos nos canis à espera de uma familia… Por outro lado, adquira o seu animal em consciência. .. A partir do momento em que eles entram nas nossas vidas, passam a ser da familia… Querem atenção, miminhos, dão trabalho, despesas, mas também muita companhia e um amor incondicional… Beijinhos

    2. You can always tell an expert! Thanks for coiutnbrting.

Deixar uma resposta