‘ Incêndio ‘ é a palavra do ano de 2017 numa votação levada a cabo pela Porto Editora. E vai ser difícil tirarmos da memória as tragédias que ocorreram em Portugal em junho e outubro, que devastaram grande parte do país.
Pintaram de cinza e negro as mais belas zonas do país, cada vez mais procuradas quer por estrangeiros quer por portugueses e que primam pela tranquilidade, beleza natural, gastronomia, o clima e os recursos naturais. Zonas mais remotas que voltaram a ser tão aprecidadas.
Nos dias de descanso que tive na passagem de ano, aproveitei para visitar a região de Oliveira do Hospital, na serra da estrela, uma das que tão severamente arderam.
Pelo caminho até ao resort Aqua Village Hotel & Spa, a paisagem é realmente triste. A beleza verdejante das montanhas foi tomada, mas nem por um segundo roubou a paz daquele local e o imperioso das cores.
Populações isoladas pelo fogo… Casas perdidas na floresta devastada e que por sorte se mantiveram intactas… Fazem tentar imaginar o terror dos que ali ficaram a defender o que é seu.
Impressionante é perceber também a capacidade da natureza e da vida humana, em se regenerar e seguir em frente. Vale a pena visitar estes locais e desfrutar dos resorts, hotéis rurais e casas de charme. Portugal é o melhor destino do mundo e visitar é ( também ) ajudar.
Bons passeios!