Já dediquei alguns textos a este tema. E continua a chama-me sempre à atenção.
A saúde intestinal é sinonimo de bem-estar geral. Por isso toca a dar atenção a este órgão que regula o funcionamento de todo o organismo.
O intestino não é só essencial para absorver os nutrientes, como também tem uma estreita relação com o sistema imunitário. Não é normal sentir a barriga inchada e ficar dias sem ir ao w.c. . E a culpa, depois do que fui lendo sobre o assunto, pode ser de certos hábitos que acabam por prejudicar a saúde do intestino.
Um dos hábitos é de conhecimento comum… Prende-se com o tipo de alimentação que faz… Como, comer regularmente pizza, lasanha, hambúrguer… Um tipo de alimentação pobre em fibras.
As fibras são importantes para estimular a contracção do intestino, interferindo com o transito intestinal dos alimentos ao reduzir o tempo de transito dos alimentos. São ainda importantes no controlo do colesterol e dos níveis de açucares no sangue. Por isso, privilegie o consumo de 25 gramas de fibras por dia.
Porém, se até consome fibras mas esquece-se de beber água, deita por terra a dica anterior. Sem líquidos, as fibras deixam o intestino ressequido, dificultando a saída das fezes. Beba mais água! 2 litros por dia dizem os entendidos.
E quando não temos tempo para parar e lanchar, vai uma barra de proteína a meio do dia… É pratico fazer estes snacks ao lanche, antes e depois do treino… Mas, em excesso a proteína é prejudicial para os rins e perturba o intestino. Por isso nada de exageros.
Por outro lado, seguir uma dieta rica em gorduras saudáveis como as que encontramos no azeite, no abacate, nos peixes gordos, é fundamental para o corpo conseguir absorver as vitaminas – como as A, D e E – importantes para a saúde da pele, do cabelo e dos ossos. Há que consumir, sem exagerar. Claro!
E se mantemos os alimentos ‘ bons ‘ como a batata doce e os hidratos integrais na alimentação, as boas opções podem ter efeitos menos bons, quando consumidos em exagero ( como tudo! ). Tanto a batata doce, como os hidratos integrais em excesso podem provocar muitos gases, inchaço.
Passar muitas horas sentado também não ajuda já que mantém por muitas horas o intestino comprimido. O que incentiva o mau transito intestinal e a prisão de ventre… Tente levantar-se da cadeira sempre que tiver oportunidade.
O intestino e a saúde em geral, agradecem!