Não é novidade a importância da saúde intestinal para a saúde geral do corpo… No inicio do blog uma amiga, Fátima Martins, do Laboratório MEDIR do centro doenças crónicas da FCM/UNL, escreveu um artigo sobre o tema para a curiosa.
Agora surgem novos dados da relação da saúde intestinal com a obsesidade. Indicando que a diversidade de bactérias presentes nos intestinos, pode estar diretamente relacionada com o nível de gordura de todo o organismo.
No estudo, investigadores do King’s College de Londres, a análise fecal de 1313 indivíduos, levou a concluir que quanto menor a quantidade de bactérias mais gordura há no organismo… Posteriormente, a análise de mais 3666 indivíduos mostrou que muita gordura é altamente hereditária. Podendo ser algumas destas bactérias hereditadas dos pais.
Havendo uma clara ligação entre a diversidade de bactérias e os marcadores de obesidade e o risco de problemas cardiovascular.
É importante manter a diversidade microbiana para o melhor processamento dos alimentos e o combate de doenças. Estando aqui, o ponto base de novos estudos, para o melhor conhecimento desta ligação.
A longo prazo, espera-se que os cientistas consigam uma evolução para a saúde, agindo diretamente no microbioma, a comunidade de microorganismos que colonizam diversas partes do organismo.
Imagens
jessicafortnerillustration.tumblr.com
kristyscottage.com
www.mybfw.com