O Tijosa Eco-House Camp é um refúgio escondido.
Situado no Cais da Tijosa junto à ria de Aveiro, envolve-nos numa paz que por momentos nos faz esquecer que lá fora o mundo continua frenético e inquietante.
Aproveitei a última semana das férias de verão para conhecer esta Eco-House que há já algum tempo estava na minha lista de curiosidades.
Com decoração minimalista e elegante em que cada detalhe é pensado e cuidado com peças de autor. Oferece cinco quartos duplos e cinco suites com diferentes estilos e ambientes, especialmente criados por cinco designers nacionais de moda, guardando o melhor para o conforto de um sono descansado.
Os últimos dias de agosto, mais frios como é habitual na região de Aveiro por esta altura do ano, ainda tornaram possível o mergulho na água salgada da piscina.
E nada foi deixado ao acaso durante a minha estadia pela Paula e pelo Fernando, os proprietários do Tijosa Eco-House Camp, especialmente simpáticos e acolhedores.
Começaram por me dizer que estava em casa. E assim me senti logo ao acordar com o maravilhoso pequeno almoço de produtos locais que iam buscar ou que apanhavam nos terrenos de cultivo a tempo e horas do despertar de cada hóspede.
Ao almoço e ao jantar juntei-me a eles à mesa. Pelo meio da conversa sobre as colheitas da estação pude perceber como este é um projeto de amor que sobreviveu às adversidades da vida, ao tempo e às burocracias.
Houve tempo para caminhadas nos passadiços circundantes até à Casa dos Barcos e para o passeio de barco pela Ria. A luz do final do dia foi perfeita para os cliques fotográficos aos flamingos e outras tantas espécies de aves que vislumbrámos e que à distância nos cumprimentavam.
Ficou a promessa de regressar com o sol do Outono para desfrutar das lareiras e dos tons avermelhados da paisagem .