Tudo tem de ter peso e medida. E como diz o meu pai, há muitos anos, ‘ o que é demais é moléstia’… Até mesmo a procura por alimentos saudáveis, pode levar ao transtorno do nosso século… Os especialistas chamam-lhe Ortorexia nervosa.
Trata-se de um transtorno que faz com que as pessoas fiquem obcecadas por uma alimentação saudável. De acordo com o endocrinologista brasileiro Francisco Tostes, a maioria das pessoas com este comportamento alimentar, que não foi contudo ainda reconhecido como distúrbio alimentar pela American Psychological Association ( APA ), exclui da dieta os alimentos que temos de senso comum serem os ‘ menos saudáveis ‘… Açúcar, a gordura, a farinha, grão e outros produtos de origem animal… Sendo os açúcares e os hidratos logo à partida os ‘ maus da fita ‘. Mas a questão está na substituição inadequada destes alimentos, com o risco das carências nutricionais, distúrbios de ansiedade e outros problemas no convívio social, a que estas restrições estão associadas.
Procurem ler mais sobre o tema. E cuidem-se, com aconselhamento de um médico, nutricionista e psicológo.
O mesmo se aplica aos exercícios que fazem no ginásio. Devem ser prescritos e acompanhados por um treinador, que sendo formado para tal, tem a competência para indicar quais os melhores exercícios, adequados ao seu corpo e objectivos.
Uma vida saudável para um corpo saudável, é uma vida equilibrada e feliz.