Quase que adivinham qual o hábito que tem implicações cerebrais severas e efeito no QI, ou seja no funcionamento norma, do cerebro cérebro e inteligência…
Já falei sobre a importância do sono ( das 8 horas de sono ) a nível cerebral noutros artigos do blogue, mas há um estudo que volta a dar ênfase o quanto a inteligência é afectada pela falta de descanso…
E uma hora de sono a menos, já compromete a sua eficiência mental! Senão vejamos…
Segundo os especialistas, a perda de uma hora de sono é equivalente à perda de dois anos de maturação e desenvolvimento congnitivo.
O estudo, realizado pela Universidade do Minnesota Estados Unidos, incidiu em diferentes grupos de adolescentes, mais de 9 mil estudantes. Os quais estiveram sujeitos a variações das horas de sono. Grupo A ( controlo ), grupo B com menos 15 minutos sono que o A, grupo C com menos 15 minutos sono que o B, e por ai em diante.
E concluiram que as perda horas de sono afecta a inteligência como reduz o controlo dos impulsos.
A perda do sono, diminui a capacidade do corpo extrair a glucose do sangue. Sem este fluxo de energia, parte do cérebro sofre com esta perda. Especificamente o cortex prefrontal, responsável pela função executiva relação com percepção das nossas ações.
Assim pessoas cansadas tem mais dificuldade no controlo impulso cognitivo e o pensamento.
Por outro lado, quando estamos cansados é mais difícil sermos felizes. Tendemos a ir buscar à memória, recordações mais negativas do que positivas, quando estamos cansados.
No entando, também o excesso de horas de sono continuado, tem os seus efeitos negativos no organismo. E como tudo na vida, até as horas de sono diárias, tem de ter peso, conta e medida.
Referências
http://time.com/3841225/can-missing-an-hour-of-sleep-take-points-off/
http://discover.umn.edu/news/teaching-education/students-grades-and-health-improve-later-high-school-start-times
http://www.nhtsa.gov/people/injury/drowsy_driving1/Drowsy.html#Figure 1.
Imagens
www.thetrackr.com