Conhece o seu metabolismo?

Quantas vezes já ouviu falar do poder do metabolismo no controlo do peso?

O metabolismo lento pode tornar-se um inimigo quando pretendemos manter a linha ou perder peso. Mas há forma de o evitar controlando os hábitos que o afetam, mesmo sem termos muita noção de que o estamos a fazer.

 

 

Este é o processo celular  referente a todas as reações químicas que ocorrem nas células, responsáveis pelos processos químicos celulares como a de síntese e degradação dos nutrientes e que constituem a base da vida. Mantendo as estruturas celulares e a adequada resposta ao ambiente.

As enzimas são as protagonistas… Catalisam diferentes passos das vias metabólicas… Regulam estas vias em resposta a mudanças no ambiente ou a sinais de outras células através da via anabólica e da catabólica.

Quando ocorre o anabolismo, ou processo de síntese, sintetizam-se novos compostos, moléculas complexas, a partir de moléculas simples, com consumo de energia sob a forma de ATP. Quando ocorre o catabolismo, ou processos de decomposição/degradação, ocorrem reações químicas que produzem grandes quantidades de energia ( ATP ). Se o catabolismo em atividade supera o anabolismo, o organismo perde massa, o que acontece nos períodos de jejum, por exemplo. Já se acontecer o contrario, e o anabolismo superar o catabolismo, o organismo cresce ou ganha massa. Se ambos os processos estiverem em equilíbrio, o organismo está em equilíbrio dinâmico ou homeostase .

 

 

Sabemos que o fator genético e a idade tem grande influencia no metabolismo, mas há hábitos do dia a dia que afetam este equilíbrio.

Beber pouca água por exemplo ( essencial para as reações bioquímicas ). Exagerar nos açucares refinados ( aumentam a insulina no organismo ).

As horas de convívio… Ou seja, os momentos de socialização em que ingere uma maior quantidade de álcool e faz com que o corpo pare de metabolizar outras fontes de ‘ combustível ‘.

O consumo de alimentos processados… O excesso de conservantes afeta o normal funcionamento do organismo.

As horas de sono também são determinantes… Isto porque mexem com os níveis de hormonas que controlam a fome e a saciedade. Por outro lado, se o seu corpo estiver cansado será mais difícil criar energia para combater doenças e manter ou perder peso.

Uma alimentação menos cuidada, mais pobre em gorduras insaturadas… Deverá dar preferência às gorduras insaturadas presentes no azeite, salmão, por exemplo.

Também se ingerir poucas calorias o metabolismo vai ficar mais lento para economizar energia… Por isso encontre o balanço certo no consumo de fontes nutritivas energéticas.

Passar muitas horas sem comer também não é bom! Deverá ingerir alimentos várias vezes ao dia, já que de cada vez que faz uma refeição está a estimular o metabolismo.

E como é a temperatura da água do duche? Saiba que quão mais fria for a água, mais calorias serão gastas para regular a temperatura corporal e manter o equilíbrio metabólico.

Também exagerar no exercício físico, sobretudo se não tiver uma alimentação adequada ao seu esforço físico,  irá ter influencia. E o contrário, ter uma vida sedentária, irá desacelerar o processo e menos energia será usada.

Se mantivermos  hábitos de vida saudáveis e soubermos entender o nosso corpo e as suas necessidades, o metabolismo trata do resto e não precisará se preocupar!

 

 

 

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

Deixe um comentário