As calças de ganga estão em todo o lado do mundo. São uma opção sempre actual, durável e confortável, que inspiram muitos dos looks do momento.
O seu sucesso deve-se em parte ao valor cultural e social que foram adquirindo com o tempo, mas também com à sua ‘ construção ‘ fisica… Ao modo como ‘ vestem ‘ cada corpo.
Inicialmente, as calças de ganga foram desenhadas para uso de trabalho. Especialmente por trabalhadores rurais, em quintas, e nas minas, nos finais do século 19.
A explosão do denim no mundo do ‘ casual wear ‘ deveu-se ao que as jeans passaram a simbolizar.
Antes da segunda guerra mundial, eram usados apenas no western dos estados unidos. Sinónimo do cowboy romântico, rude, independente e americano. Mas ao mesmo tempo com uma classe rural e de trabalho. Quando passaram a ser usadas como ‘ casual wear ‘ começou por ser um simbolo de rebeldia, estilo de Marlon Brando no filme ‘ The wild one ‘ em 1953 e mais tarde, de James Dean em ‘ Rebel without a cause ‘ .
Ao longo do tempo o estilo foi variando. Dos modelos à boca de sino, à cintura subida, à cintura descaída, chegando a ‘ mostrar ‘ a roupa interior, até aos slim fit ou aos modelos mais largos.
Verdadeiramente intemporais e reciclaveis. Conjugam na perfeição um estilo completamente descontraído ou mais formal, quando combinado com peças mais clássicas, uns peep toes e acessórios mais sofisticados.
Créditos fotografias:
http://www.substance.cc/how-to-wear-boyfriend-jeans/
http://getstyled.net/how-to-style-leg-lengthening-high-waste-denim/
Mijo Mihaljcic Gets Denim Clad for Vogue Netherlands May 2013 by Marc de Groot
https://denimology.com/2013/05/style_bloggers_denim_outfit_of_the_day_633
http://www.aliceisinlove.com/2015/05/blue-denim-madewell-denim-style.html