#timesup foi o hastag mais partilhado na passada madrugada de segunda-feira. E a voz activa de Hollywood contra os abusos sexuais na 75a cerimónia dos Globos de Ouro.
Uma noite única, que ficará para todo o sempre como o momento da viragem na indústria cinematográfica. Igualdade de direito para homens e mulheres. O fim da era de abusos sexuais por quem tem poder e influência. E um exemplo para o mundo e para outras áreas de negócio, onde esta também é uma realidade. Estamos no século XXI mas ainda estamos longe da igualdade do género, da raça, de direitos.
Foi bonito ver as estrelas que acompanhamos na tela do cinema a desfilar de negro, respeitando a sugestão da organização do evento e o propósito da causa.
Os discursos foram os esperados. Oprah Winfrey, a mulher mais influente da América marcou posição e o fim do tempo dos predadores sexuais. Ela que também foi vítima e um testemunho de sobrevivência. E a primeira mulher negra a receber o prémio carreira Cecil B. DeMIller AWard.
Nicole Kidman foi outra das mulheres da noite ao ganhar o prémio de melhor atriz em ‘ Big Little Lies ‘, agradecendo à mãe. Também ela uma activista.
Já Sam Rockwell foi o ator vencedor na mesma categoria com o filme ‘ Three Billboards Outside Ebbing, Missouri ‘, que também arrecadou o globo de melhor filme Drama.
Já o melhor filme comédia foi para ‘ Lady Bird ‘. O melhor realizador para Guillermo del Toro em ‘ The shape of water ‘.
Dos outros globos que premiaram o melhor dos filmes e séries do cinema e da televisão, destaco ainda o de melhor série drama para ‘ The Handmaid’s Tale ‘ destronando ‘ Game of Thrones ‘.
Eis algumas das fotos partilhadas nas redes sociais de alguns dos momentos que marcaram a noite…