São receitas do tempo das avós que ‘batem’ qualquer cosmética inovadora. E estão presentes na sua composição tanto nas fórmulas como em estado puro.
As chamadas ‘ mezinhas ‘ ou os truques secretos que ajudam a cuidar da pele. Três deles são os óleos de rosa mosqueta ( rose hip ), melaleuca ( tea tree ) e hammamélis ( witch hazel ).
‘Olhemos’ para ‘eles’ como mais atenção…
A rosa mosqueta é proveniente da europa. Um arbusto que se desenvolve nos climas frios, em planícies e montanhas. Para este óleo ser produzido, as sementes são prensadas com controlo de temperatura de modo a manter as propriedades das essências da planta.
Pode ser usado misturado com óleo mineral, adquirindo maior capacidade de absorçao pela pele. E existe no mercado em diversas misturas em cremes, loções, etc.
É usado como cicatrizante, combate o emvelhecimento precoce, é calmante para a pele, unhas frágeis e labios desidratados.
Os acidos gordos omega 6 ( ácido linoleico ) e omega 3 ( ácido linolénico ) estão em 80% da sua composição e beneficiam a pele. Estes ácidos gordos essenciais ajudam a reparar a pele e evitam a desidratação. Contém betacaroteno, licopeno e vitamina E, antioxidantes que auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce.
Melaleuca ( tea tree ), de nome científico Melaleuca alternifolia, é um oleo produzido de uma planta típica do nordeste australiano apelidada de Tea Tree. Hoje é cultivado na america do sul, Ásia e Europa, sempre em zonas pantanosas. O óleo é retirado a partir das folhas desta planta, tendo uma cor amarela e um aroma forte.
Pode ser usado puro ou misturado também a um óleo mineral para aumentar a absorção. Pode ser também uma loção, creme e serum.
Tem benefícios antisséptico ( pode ser usado em micoses de unhas, na pele oleosa ao dimuir a produção das glândulas sebáceas e na descamação do couro cabeludo ), cicatrizante ( reduz a resposta imunológica e favorece a cicatrização, pode ser ainda útil em queimaduras de primeiro grau ), analgésico ( usado em massagens e drenagens linfáticas diminuindo a dor ) e anti-inflamatório ( na acne ativa, diminui o processo inflamatório ).
Contém Terpinen-4-ol, principal responsável pelas propriedades antifúngicas e antibacterianas. Também com derivados do ácidos elágico e outros triterpenos. Contudo deve ser usado com cautela, sobretudo em grávidas, se o uso for por via oral.
Hammamélis é produzido de um arbusto. Pode ser usado em peles oleosas graças ao seu poder adstringente e é util para peles com acne. Tem também grandes benefícios venosos, sendo utilizado em pacientes com varizes e problemas circulatórios. Diminui o edema e o inchaço das pernas.
Contém alta concentração de taninos, conhecidos por promover a ‘precipitação’ de proteínas com efeito complexante podendo diminuir a absorção do ferro. Servem de antídotos em intoxicações por metais pesados e alcaloides, adstringentes, anti-septicos, antioxidantes, entre outros.
A toma por via oral deve ser com cautela, sobretudo em pacientes com problemas de trombofilia ( formação de trombos ).
Adorei, sobre o que li , Iva. Gosto de estar informado. Obrigda!!!
Votos de um excelente 2018. Muitas coisas, boas!.
Beijinhos
Fernando Monteiro
Sou curioso, pelo próximo assunto!
Obrigada!
Fernando Monteiro