Os dias frios chegaram e parecem estar para ficar. Neste artigo deixo-vos algumas dicas para nos prepararmos para as descidas de temperatura.
Com o tempo frio, as mãos passam a ser o ponto fraco… Pele especialmente seca, unhas tornam-se mais fracas…
No topo das bebidas favoritas quando a temperatura baixa, estão as que contém cafeína e chocolate, que tem um efeito desidratante do corpo. Para se manter hidratado, continue a beber água como fazia na estação quente e tente trocar o café e o cacau pelo chá descafeinado ou com pouca cafeína, e também os alimentos que contenham ácidos gordos ómega-3, como alguns tipos de peixe e nozes.
Há uma quebra das camadas proteicas da unha associado às alterações climáticas, à baixa humidade e temperatura. A dica simples passa por embeber um copo de azeite aquecido durante 10 a 30 minutos. Evite produtos contendo formaldeído. Secam-nas e podem causar dermatites.
As unhas necessitam ‘respirar’ para se manterem fortes, por isso faça também o período de ‘ descanso ‘ da utilização de vernizes e outras aplicações.
De acordo com John Firmage do Institute of Trichologists, em Inglaterra, o cabelo também fica mais seco e quebradiço. A atmosfera seca e fria pode levar também à queda. Por outro lado, infeções e gripes, que por esta altura do ano chateiam também interferem com o ciclo de crescimento levando à sua queda com maior intensidade.
Por outro lado, com o frio usamos e abusamos dos secadores e pranchas de alisamento. O que inevitavelmente também contribui para que fique com aspeto seco e sem vida. Proteja o cabelo recorrendo a tratamento com condicionadores enriquecidos com proteína.
Suplementos com vitamina A, B12 e lisina, também irão promover o crescimento. Enquanto o zinco ajudará a combater os problemas do couro cabeludo. A lã pode irritar o couro cabeludo, então use chapéus feitos de algodão ou fibras artificiais.
Estudos sugerem que alterações sazonais alteram os níveis hormonais no organismo, o que pode levar a um ganho de peso extra. Mas também é sabido que o tempo frio nos torna menos ativos.
Aproveite cada raio de sol. Afaste a fadiga e a letargia associadas à diminuição da exposição solar. Mantenha as cortinas do escritório abertas sempre que for possível e sente-se próximos de janelas.
Incorpore 30 minutos de exercício físico moderado, como caminhada rápida ou nadar, na sua rotina.
A vontade de comer hidratos de carbono é também muito comum nos meses de inverno. Então privilegie as frutas e os vegetais da época, como maçãs e bananas, que o ‘enchem’ e são baixos em gorduras.
Imagens
https://www.theodysseyonline.com/easy-steps-to-become-morning-person