Menos consumo de leite vaca torna as crianças mais pequenas

Muito já se ouviu falar sobre os benefícios e malefícios do consumo de leite. E há quem defenda que o beber leite de vaca não é de todo o mais saudável, devendo ser substituído por outros alimentos que retribuam a quantidade nutricional equivalente.

Surge agora um estudo, publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition com os resultados da importância do consumo de leite de vaca no crescimento das crianças.

 

Foram avaliados 5.034 meninos e meninas saudáveis entre os 2 e os 6 anos. E para cada dose diária ( um copo ) de leite vegetal ou de outro animal que não fosse a vaca, a criança era 0,4 centímetros mais pequena do que a média para a sua idade. Esta diferença para crianças com 3 anos acentuava-se, sendo as que consumiam leite de vaca 1,5 cm maiores que as que não consumiam leite de vaca, com a mesma idade.

Segunda os valores nutricionais regulamentados pelos Estados Unidos, o normal será termos cerca de 16g de proteína o que equivale a 100% da quantidade recomendada para uma criança de 3 anos. Enquanto a mesma porção de leite de aveia, por exemplo, contém apenas 25% deste nutriente.

Segundo os investigadores a surpresa nos resultados foi constatar que a diferença de altura entre as crianças dependia da quantidade de leite de vaca consumido.

Mas terá este consumo nos primeiros anos de vida influência direta na altura em adulto? Resta saber.

Claro que o tipo de alimentação ao longo ao longo da vida, o fator genético e o exercício físico, terão peso na estatura e estrutura corporal do adulto.  Mas este enriquecimento nutritivo – vitaminas essenciais, minerais, ácidos gordos, proteínas e cálcio –  no período de crescimento para a estrutura óssea será determinante.

 

 

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

Deixe um comentário