Os resultados deste estudo têm graça!
Tomar um banho quente, queima mais calorias do que caminhar 30 minutos?!
Os investigadores dizem que sim… Depois do estudo efetuado em 14 homens, colocados em duas situações… Uma hora a pedalar na bicicleta e uma hora de banho quente a 40 graus celsius.
Dos resultados, pedalar queimou mais calorias… Mas estar deitado, simplesmente a relaxar num banho quente, queimou cerca de 130 calorias, o que equivale a 30 minutos de caminhada.
O açúcar no sangue de todos os participantes foi também monitorizado durante 24 horas após os testes. E descobriu-se que o pico de açúcar no sangue era cerca de 10% mais baixo quando o banho substituiu o passeio de bicicleta. O banho também parece ter o mesmo efeito que o exercício, quando se tratava da resposta anti-inflamatória pós-atividade, para cada um dos participantes.
O estudo sugere que o aquecimento passivo – relaxar no banho quente durante uma hora – pode ajudar a reduzir a inflamação…
Curioso é que, o aquecimento passivo como tratamento médico é relativamente novo e popular na Finlândia. Com um estudo publicado na revista JAMA Internal Medicine de 2015, a sugerir que gastar tempo em saunas – outro ato de aquecimento passivo – pode ajudar a evitar doenças cardiovasculares.
Uma particularidade a ter em conta é que, todos os participantes do estudo eram homens… E dado que os corpos, masculino e feminino, podem agir de formas drasticamente diferentes, pode haver alguma variedade nos resultados…
Seja como for, um banho de espuma numa banheira quente, no final de um dia stressante, terá vantagens para a sua saúde mental.