2015 já lá vai… Já estou ‘ com tudo ‘ em 2016, mas ainda é tempo de falar das melhores ( e mais sinistras… ) invenções de 2015!
Haja inteligência, cabecinhas pensadoras e vontade de inovar…
Eu confesso que estou sempre distraída das tecnologias mais inovadoras. Têm de passar a ser moda para eu realmente ‘ olhar ‘ para elas…
O ‘ Hoverboard’ Scooter…
Este é daquelas capaz de me fazer bater com rabo no chão! Foi o produto ‘ viral ‘ do ano pelo mundo, conquistando fãs como Justin Bieber, Jimmy Fallon e Kendall Jenner.
Uma vez em cima destas ‘ rodas giratórias ‘, o dispositivo usa um par de giroscópios eléctricos para manter o equilíbrio, permitindo ao utilizador acelerar para a frente, para trás e ao seu redor, ao deslocar o seu peso corporal… Estranho!
O ‘ Underground Park ‘…
Uma espécie de ‘ parque subterrâneo ‘ desenvolvido por Dan Barasch e James Ramsey, num terminal de transportes abandonado na cidade de Nova Iorque, que pretenderam transformar num espaço verde exuberante. Com um sistema de ‘ clarabóia ‘ que capta a luz solar de telhados circundantes, até ao subsolo, através de cabo de fibra óptica. Uma vez no subsolo, é refletida por uma cúpula refletora, permitindo às plantas crescer… Curioso!
O sensor que ‘ fareja ‘ glúten…
Para milhões de pessoas com doença celíaca ou sensibilidade a glúten, esta é uma invenção interessante. Quando se opta por comer fora, há sempre o risco do menu conter vestígios de proteína. O sensor Nima, deixa-os mais tranquilos, já que testam qualquer tipo de comida ou bebida, em menos de 2 minutos. Genial!
‘ Bionic Ears ‘…
Se está num local de ruído insuportável ou barulho que não o deixa atender, por exemplo o telemóvel, tem solução sem ter que sair do local ou colocar uns phones com música mais alta! Este sistema isola o som, controlando o utilizador a frequência que pretende filtrar… Tem um processador com aplicativo para smartphone. Isto quererá dizer que poderá estar num local com ruído e manter uma conversa normal, sem que este o afecte. É a realidade aumentada do áudio… Interessante!
Espreitem aqui as restantes invenções do ano passado e surpreendam-se!