O seu mood mental de ‘ hoje ‘ pode interferir com o que o futuro lhe reserva.
O neurocientista Alex Kub afirma que a introspecção, pode criar uma espiral ascendente de positivismo e felicidade na sua vida.
Todos temos fases desmotivadas e mais em baixo, que afectam o nosso comportamento. E isto tem uma explicação mais científica, neurológica e fisiológica, do que provavelmente teria ideia.
Acreditar em algo ou desacreditar. Sentir culpa ou vergonha, activa o centro de recompensa do cérebro. E leva-nos a repetir comportamentos ( pela satisfação ).
Apesar das suas diferenças, o orgulho, a vergonha, a culpa, activam circuitos neurológicos similares, incluindo o cortex pré-frontal dorsomedial, a amígdala, a ínsula e os núcleos acumbens. Esta via natural, é um circuito emocional que está presente em todos os mamíferos e motiva condutas para a sobrevivência e reprodução.
Torna-se interessante perceber que o orgulho é o mais poderoso destas emoções, no desencadeamento deste circuito. Excepto os nucleus acumbens que são activados pela culpa e vergonha.
Cada uma destas vias relacionam-se com vias dopaminérgicas e serotonérgicas. E, a acção das diferentes substâncias ( dopamina e serotonina ) sobre os centros de recompensa do cérebro pode ser muito específica.
De acordo com o especialista, preocuparmo-nos demais, faz o nosso cérebro sentir-se um pouco melhor. A preocupação ajuda a acalmar o sistema límbico, aumentando a actividade no cortex medial pré-frontal e diminuindo a actividade na amigdala. Isto pode parecer controverso mas, se sente ansiedade, fazer algo em relação a isso – mesmo que preocupar-se – é melhor que não fazer nada.
E se sentir gratidão, o que acontece?
Os benefícios da gratidão começam com o sistema dopaminérgico. A gratidão activa as zonas do cérebro que produzem dopamina e aumentam a actividade do sistema dopaminérgico, o que torna as interacções sociais mais agradáveis. Alguns antidepressivos, dão um boost de dopamina, tal como a gratidão faz.
Outro poderoso efeito da gratidão, é que pode dar um boost de serotonina.
Alguns medicamentos no combate a depressão, dão um boost de serotonina, tal como que gratidão faz.
Tente pensar nas coisas boas pelas quais é grata (o), este simples acto mental irá aumentar a produção de serotonina, no cortex cingular anterior e é segundo os estudos, sinal de elevada inteligência emocional, ao interferir com zonas do cortex pré-frontal ventromedial e lateral.
Este sentimento, não torna apenas o cérebro ‘ feliz ‘, pode também criar um loop de feedback positivo, nas suas relações e na forma como encara a vida.
Imagens
neurosciencestuff.tumblr.com
booksatmidnight.blogspot.com
www.huffingtonpost.com
boa tarde. costumo ver a SIC .JÁ FIZ Também uma visita ao vosso estúdio. tive curiosidade e vi o seu blog. cumprimentos para si
cumprimento de vermoil
A conexao entre corpo e mente e muito poderosa e embora nao possa ser vista, os efeitos que sua mente pode ter sobre seu corpo fisico sao profundos. Nao ha duvidas que uma atitude mental positiva resultara em um estado fisico e emocional saudavel.