Todas sabemos que a água é o bem essencial ao organismo e o truque para um corpo e pele hidratados.
Mas como em tudo, tem o seu tamanho, peso e medida. E há mitos e verdade que podem deitar por terra muitas das ideias que temos sobre o consumo de água.
Para o bem da nossa saúde, há quem diga que devemos beber pelo menos 2 litros de água por dia. E de facto, o nosso organismo precisa de elevada dose de hidratação, mas a quantidade exacta varia de pessoa para pessoa. Sendo o melhor indicador das nossas necessidades, a sede que tem, segundo Susan Yeargin da Universidade da Carolina do sul ( EUA ).
A cor da urina, é também um factor de avaliação do grau de hidratação do organismo. Mas se é verdade que quando a urina está escura significa que está desidratada, se estiver muito limpida e cristalina, não indica que está hidratado. Apena revela que o organismo está a eliminar todo o liquido ingerido. O tom amarelo claro sim, é indicador da hidratação adequada do organismo.
Há também a ideia que a cafeína é diurética. E na verdade aumenta o volume de urina e excreção de liquidos do organismo. Mas, por outro lado, se toma um café e vai praticar exercício fisico este efeito é anulado.
Também não é inteiramente verdade que a água pura é a melhor forma de hidratar o organismo. No caso de um atleta que corre uma longa distância e transpira muito, perdendo muita água, deve consumir agua com um pouco de sódio a fim de reter agua e minimizar as suas perdas.
Tem a ideia que beber muita água só pode ser bom? Pois água em excesso pode ser fatal, segundo os especialistas. Podendo ‘ o excesso ‘ de agua causar hiponatremia, que baixa os niveis de sódio no organismo para quantidades perigosamente baixas, para além de poder prejudicar os rins de filtrarem o sangue. Não sendo também por isso, evidente, que o ‘ excesso ‘ (exagerado consumo ) de água seja bom para desintoxicar, ‘ limpar ‘ o organismo.
Imagens
r-e-u-t-i-l-i-z-a-r.tumblr.com
atrevidinha.uol.com.br
www.ecoosfera.com