Os mais antigos diziam que tomar muitos banhos, faz mal à saúde!
E não é que surgiu um estudo que afirma que, ao tomar banho, sobretudo com determinado tipo de sabonetes, estamos a tirar a proteção natural a bactérias e virus, do nosso corpo?!
Mas, como assim?!
Segundo o especialista, Robynne Chutkan, M.D., fundador do Digestive Center for Women in Chevy Chase, Maryland, e autor do The Microbiome Solution, os germes podem não ser tão maus como julgamos. Sendo muitos dos microorganismos cruciais para a digestão, saúde e imunidade. E o contato com poeiras e a sujidade, ajuda segundo o próprio, os micróbios a reconhecer os germes amigáveis e germes maus. Ele diz mesmo que, a menos que seja depois de um treino, durante o duche, devemos concentrar o uso de sabonete nas axilas e virilhas, e fazer uma passagem de água nas restantes partes do corpo. ( E esta?! )
O uso de determinado tipo de sabonetes e até a elevada temperatura da água, pode ter o papel contrário ao desejado. Um sabonete suave, feito a partir de ingredientes orgânicos, é preferível a um sabonete anti-bacteriano, frequentemente cheio de compostos químicos. Outro factor a ter em conta na escolha do sabonete, ou gel duche, é o pH neutro, a fim de respeitar o equilíbrio da pele. Já tomar banho com temperaturas elevadas, promove desidratação da pele, descamação e desiquibrio.
Seja como for, não há desculpa para não tomar banho!!
Com bactérias ‘ boas ‘ a menos na pele, mas bem cheirosos por favor! Não dispenso 2, 3 ou 4 ( no verão) banhos/duches por dia, carregados de gel duche e cremes hidratantes, bem cheirosos, senhor Robynne Chutkan!
Imagens
quotesandgraphics.tumblr.com
www.tumblr.com
www.reddit.com