Psicólogos debruçaram-se no estudo da relação do nosso comportamento, com a roupa que escolhemos vestir em cada ocasião e do modo como somos aceites pela sociedade.
A forma como nos vestimos pode ‘ descodificar ‘ o comportamento e personalidade. Uma ‘ linguagem ‘ que diz de nós mais do que imaginaríamos.
As cores, tem diferentes significados e despertam diferentes comportamentos. Apresentando uma grande influência cultural.
É sabido e as pesquisas efectudas provam isso mesmo, que o vermelho desperta comportamentos únicos. Desde sempre associado ao comportamento sexual, é logo à partida, a cor que chama à atenção. Que nos torna mais bonitos e mais atrativos.
Mas, um dado curioso, do estudo efectuado pela Universidade de Chichester e apresentado na conferência anual de 2010 da Sociedade Britânica de Psicologia, é que a cor vermelha está associada, de forma inconsciente, à percepção do fracasso pelo adversário, levando-o a ter um desempenho pior… De acordo com o estudo, desde 1947 equipas de futebol inglês que vestiam camisolas vermelhas foram campeões com mais frequência do que o esperado, com base na proporção dos clubes que jogam de vermelho…
Roupas que nos fazem parecer mais jovens também nos fazem parecer mais saudáveis… Os sinais da idade, também associados ás opções de vestuário e à nossa aparência, ‘ passam ‘ um sinal natural de que somos menos capacitados!
O uso de óculos faz-nos parecer mais inteligentes, mas menos atrativos… E aqui, já actua a lei da seleção natural de Darwin. Isto influência a forma como nos vemos e até a nossa pressão arterial! Adquirindo uma implicação na saúde.
As roupas de marca, por sua vez, estão associadas ao status social, poder, prestígio. E irão fazer com que as pessoas a (o) tratem melhor.
Já roupas escuras irão fazê -la (o) parecer neurótica (o)…
Vestidos mais formais e o tradicional fato executivo, assim como o azul, irão fazê-la (o) parecer mais séria (o), mais consciênciosa (o) e confiável.
E é certo que o que vestimos afecta o modo como nos comportamos, já que nos dá confiança para brilharmos em qualquer casião ou promove o fracasso, logo à partida, que nos leva a falhar.